Se você quer aprender como ser blogueira no Instagram, saiba desde já que essa é uma ótima escolha de profissão. A produção de conteúdo em redes sociais como o Insta é altamente valorizada. Assim, você pode se dar muito bem.

Até pouco tempo atrás, a carreira de blogueira se resumia a escrita de conteúdos em sites sobre os mais variados assuntos. Porém, a profissional acompanhou o ritmo da evolução digital e recebeu novos significados.

Hoje em dia, o conceito de blogueira é muito mais robusto. Ele continua envolvendo a escrita, só que abrange também a produção de conteúdo na internet em geral.

Desse modo, há diversas blogueiras por aí compartilhando conteúdos em texto, imagem e vídeo. Assim como, se posicionando em diferentes plataformas digitais, como Youtube, Tiktok e Instagram.

Logo abaixo, vamos te mostrar tudo o que precisa saber sobre como ser blogueira no Instagram. Desde os afazeres da profissional, até dicas para engajar seus seguidores na plataforma. Confira!

Você sabia que dá para crescer no Instagram em menos de cinco minutos. Parece mentira, não é? Mas no ImpulsioneGram você pode comprar seguidores e curtidas reais e brasileiras de forma simples, rápida e fácil. Conheça agora mesmo!

O que faz uma blogueira no Instagram?

mulher pensativa em frente a tela de um computador

Normalmente, o trabalho de blogueira no Instagram consiste em uma série de atividades. Ela faz várias coisas para manter sua presença online e engajamento com a comunidade sempre altos, como, por exemplo:

  • planejar cronograma de postagens;
  • criar parte textual dos conteúdos;
  • editar imagens e vídeos;
  • responder comentários nos posts e mensagens no Direct.

Assim também, a blogueira costuma cuidar de assuntos relativos às parceiras do Instagram e gerenciamento do negócio. Essas questões são mais voltadas aos ganhos financeiros da carreira. Então, inclui:

  • promoção de produtos ou serviços (próprios ou de marcas parcerias);
  • uso de ferramentas comerciais do Instagram (ex: Instagram ads e insights);
  • análise e melhoria de estratégia.

Apesar de serem tarefas trabalhosas, aprender como ser uma blogueira no Instagram é recompensador. O próximo tópico mostra exatamente o porquê da profissão ser considerada a carreira do momento.

Por que construir uma carreira como blogueira no Instagram pode ser interessante para você?

morena tomando café e tirando foto

O Insta é uma das redes sociais mais populares e amplamente utilizadas no mundo. Com mais de 2 bilhão de usuários ativos, a rede social oferece uma ampla base de público potencial para crescer no Instagram como blogueira.

Além disso, o Instagram é uma plataforma atrativa visualmente. O que a torna ideal à promoção de produtos e serviços relacionados à moda, beleza, viagens e alimentação, por exemplo. 

Com isso, blogueiras podem usar essa característica do Insta ao seu favor na hora de produzir conteúdo. Sobretudo, criando imagens e capas de vídeo chamativas no sentido visual para engajar seus seguidores.

E mais: os recursos do Instagram colaboram bastante para construção de uma relação próxima entre criador de conteúdo e público. No caso de blogueiras, os seguidores veem elas como grandes amigas. Outras vantagens da carreira, são:

Autoridade no assunto

As ideias de conteúdo para Instagram de blogueira costumam estar relacionadas com suas zonas de interesse, isto é, os assuntos que mais gostam. Então, você pode se tornar uma autoridade no que ama falar por meio da carreira.

Por vezes, você é apenas um entusiasta de determinado assunto e nunca pensou em falar consistemente sobre isso. Mas, aprendendo como ser blogueira no Instagram, já é possível começar mesmo não sendo um especialista.

Com o passar do tempo, você pode aprofundar seus conhecimentos sobre o tema escolhido. A vantagem disso é que você imprimir sua identidade e essência nos conteúdos ao mesmo que preza pela veracidade das informações passadas neles. 

Bons retornos financeiros

Infelizmente, o Insta não tem um sistema de monetização que paga diretamente os criadores pela produção de conteúdos para a plataforma. Ainda assim, a profissão dá bons retornos financeiros.

Quanto ganha uma blogueira no Instagram vem apenas da venda de produtos ou serviços e parcerias. O primeiro diz respeito a soluções próprias que façam sentido ao público do nicho. E o segundo se refere a publicidade para outras marcas.

Empresas estão cada vez mais investindo em influenciadores digitais como forma de divulgação. Isso cria uma oportunidade para blogueiras usarem sua forte presença na plataforma para fechar parcerias e aumentar seus ganhos.

Flexibilidade

Quando você aprende como ser blogueira no Instagram, a rotina da profissão pode ser adaptada de acordo com suas disponibilidade de tempo. Isso é uma ótima notícia para quem ainda trabalha em outra profissão.

Essa flexibilidade de horários permite que você comece a carreira sem partir para o tudo ou nada. O que, cá entre nós, sempre é arriscado e deixa a pessoa bastante insegura.

Você pode começar a construir sua audiência aos poucos, compartilhando alguns conteúdos semanais e respondendo quantos comentários e mensagens puder, por exemplo. Se tudo estiver caminhando bem, faça a transição de carreira.

Como virar blogueira no Instagram?

mulher ruiva ajustando ring light

Dito isso, como embarcar na carreira? Como ser uma blogueira iniciante no Instagram, dando os primeiros passos para trabalhar na profissão do momento? É o que você vai descobrir abaixo!

Conheça seu público

O primeiro passo de como ser blogueira no Instagram do zero é conhecer seu público. Para isso, você precisa pesquisar intensamente informações sobre o tema escolhido e o tipo de pessoa interessado em ouvi-lo.

Você pode, por exemplo, colocar palavras-chaves específicas no Google ou Youtube relacionados com o assunto e dar uma olhada em todos os resultados encontrados para sua busca.

Certamente, já existem muitas pessoas por aí produzindo conteúdo sobre o nicho que você gosta e quer usar na sua comunicação como blogueira. Eles podem não só te ajudar a conhecer seu público, mas também ser ótimas fontes de inspiração.

A fase de pesquisa para conhecer melhor o público do qual pretende ser blogueira já envolve a construção da linha editorial do seu Insta. Então, é importante dar uma olhada no que a concorrência fala nos conteúdos do nicho.

Inclusive, você pode buscar por referências, isto é, pessoas relevantes dentro do segmento, dentro do próprio Instagram. É interessante modelar o que esses perfis maiores já fizeram, porque os resultados são mais garantidos.

Configure seu perfil para ser reconhecida como blogueira

Depois da vasta pesquisa sobre o público e definições importantes em relação a produção de conteúdo, o próximo passo é aprender como colocar blogueira no Instagram. Ou seja, o rótulo referente a profissão no seu perfil da rede social.

Dessa forma, você deve mudar o tipo de conta para ser reconhecida como blogueira. O que pode ser feito por meio das configurações do perfil e o seguinte passo a passo:

  1. entre no perfil e toque no ícone com três traços horizontais no canto superior da tela;
  2. selecione “Configurações”;
  3. vá em “Conta”;
  4. role a tela para baixo e clique na opção “Mudar tipo de conta”;
  5. escolha “Mudar para conta profissional”;
  6. pronto!

Durante o processo de mudança, é possível optar pela categoria de atuação profissional que melhor descreve você. Neste caso, a opção mais correta é a “Blog pessoal”.

Feito isso, toda pessoa que entrar no seu perfil verá o rótulo “Blog pessoal” abaixo do seu nome. O que já diz muito sobre sua proposta dentro do Instagram. Então, é um detalhe que faz a diferença.

Deixe seu perfil bonito e interativo

Continuando a construção do seu perfil de blogueira no Instagram, é hora de deixá-lo mais bonito e interativo. Especialmente, ao colocar uma boa foto e criar uma bio atrativa.

Esses dois itens compõem um ótimo cartão de visitas. A foto é a primeira coisa que os usuários vão ver quando encontrarem seu perfil. Assim, precisa ser uma foto com iluminação correta, alta resolução e tamanho ideal.

Por sua vez, a bio do Instagram é a chance de contar para os seguidores sua identidade e propósito em poucas palavras. Ela deve ser informativa, mas também criativa para chamar a atenção dos visitantes. 

Além disso, dá para colocar um link abaixo da bio. É interessante usá-lo para convidar os seguidores engajados para uma página externa sua, a exemplo de site ou grupo em aplicativos de mensagens, como Whatsapp e Telegram.

A opção ainda pode ser bastante útil quando você começar a oferecer seus próprios produtos ou serviços. Assim como, trabalhar na publicidade de marcas parceiras.

Conteúdos para Instagram de blogueira

Agora, vamos à questão principal sobre como ser uma blogueira no Instagram: a produção de conteúdos. Afinal, é através deles que você atrai seguidores e cria uma comunidade engajada na rede social. É o que move a profissão.

Os conteúdos publicados no Insta devem ser relevantes. De alguma forma, precisam agregar valor para seus consumidores. Caso contrário, terão pouca efetividade em termos de engajamento, visitas e seguidores.

Assim também, é necessário compartilhar conteúdos no máximo de funcionalidades possíveis da plataforma, a exemplo de Feed, Stories e Reels. Isso porque, o algoritmo valoriza o uso dos recursos disponibilizados pela rede social.

O ponto-chave da criação de conteúdo para crescer no Instagram como blogueira é a consistência. O cronograma de postagens precisa ser seguido à risca, com pouca ou nenhuma falha.

Quando você deixa de postar nos dias e horários prometidos recorrentemente, a relação com o público tende a ficar mais fraca. O que impede seu crescimento na rede social e carreira, além de impactar nos seus ganhos financeiros.

O crescimento no Instagram vem dos conteúdos?

Sem dúvidas, o potencial da criação de conteúdos no Instagram é altíssimo. Eles são a base da plataforma, porque mantém os usuários engajados e interessados em continuar usando a rede social.

Ainda mais porque não envolve nenhum tipo de custo para o criador de conteúdo ― a não ser que a pessoa use o Instagram ads para promover seus posts. Então, não há nada que te impede de se posicionar na plataforma pela estratégia. 

Produzindo conteúdos com qualidade e relevância para um determinado público, várias pessoas podem encontrar seu perfil e seguir você. O que leva a maiores números não só de seguidores, mas de alcance e engajamento.

De acordo com uma pesquisa do Opinion Box, 82% dos Instagrammers são followers de marcas, enquanto 71% seguem e consomem posts de influenciadores digitais. 

Trata-se de números expressivos que mostram a força dos conteúdos para ser uma autoridade no Instagram. Até porque, não faz tanto tempo que empresas e influencers passaram a ter tanta representatividade no Insta.

Portanto, crescer no Instagram como blogueira é absolutamente possível. E a estratégia ainda pode ser combinada com o uso de hashtags e geolocalização, por exemplo, ganhando ainda mais eficiência.

Ideias de conteúdo para Instagram de blogueira

De fato, criar um perfil de blogueira no Instagram dá resultado. Nem por isso, não há desafios na carreira de criadora de conteúdo. Um dos mais comuns é o bloqueio criativo, por exemplo.

Mesmo falando sobre algo que você conhece e gosta, acontece bastante de você ter dificuldades para encontrar ideias de conteúdo. Nestes casos, a técnica de benchmark é essencial.

Analisar o que seus concorrentes estão fazendo pode te dar ótimos insights. Você pode pegar a ideia da referência e trazê-la para seu público em uma perspectiva diferente ou mais profunda.

Do mesmo modo, você pode reunir duas ou mais ideias diferentes da concorrência para tentar criar um conteúdo novo. Mas não é só isso. Ainda há outros jeitos de superar o bloqueio criativo na produção de conteúdo, incluindo:

  • compartilhe histórias ou coisas inusitadas que já te aconteceu;
  • faça collabs (posts colaborativos) com outras blogueiras;
  • pergunte para seus seguidores do que mais querem ouvir falar no perfil;
  • faça enquetes para conhecer melhor o público e gerar mais ideias de post.

Dicas para engajar seus seguidores

circulos vermelhos com um coracao branco dentro

Quando você aprende como ser uma blogueira iniciante no Instagram, engajar seus seguidores nos conteúdos é outro grande desafio. Para te ajudar nisso, listamos abaixo 3 dicas. Dá uma olhada!

Focar em um nicho que conheça muito bem

Embora não seja necessário exatamente quando você aprende como ser blogueira no Instagram do zero, conhecer bem o nicho faz toda a diferença para engajar seus seguidores.

Perceba que, você consegue falar com muito mais propriedade sobre assuntos que entende profundamente, não é? O mesmo acontece na produção de conteúdos do Insta.

A falta de conhecimento mais denso pode resultar em publicações muito superficiais e desinteressantes para o público. Então, foque em um nicho que tenha intimidade ou corra atrás de aprender mais sobre o tema o quanto antes.

Trazer novidades

Para fugir de uma rotina monótona depois de aprender como ser blogueira no Instagram e começar a publicar conteúdos, traga novidades sempre que você puder.

É uma das maneiras mais eficazes de manter os seguidores engajados e dispostos a acompanhá-lo. Inclusive, podem aumentar consideravelmente seus resultados.

Com tantas pessoas e contas publicando coisas similares, novidades no conteúdo fazem você ser notado. Então, você pode atrair novos seguidores que estão procurando algo diferente e interessante para ver dentro do segmento.

Conteúdo interativo

Ao colocar em prática o que aprendeu como ser blogueira no Instagram, lembre-se que você está falando com determinado grupo de pessoas nas publicações de Feed, Stories, Reels, dentre outros.

Isso quer dizer que os conteúdos devem estimular a interação da pessoa. O que pode ser feito por meio da técnica de copywriting Call To Action (CTA), por exemplo.

No final dos posts sempre chame os seguidores ou visitantes a realizarem uma determinada ação imediata. Curtir, comentar, compartilhar, ir até o link da bio, não importa. Esse simples CTA faz mais diferença do que você imagina.

Assim também, faça frequentemente perguntas, desafios e sorteios com seus seguidores. Isso incentiva a participação deles com os posts e aumenta significativamente o engajamento.

Quanto ganha uma blogueira no Instagram?

Aprendendo como ser blogueira no Instagram e atuando na profissão, os seus retornos financeiros são muito variáveis. Isso porque, o tempo dedicado à atividade, nicho e parcerias são fatores que influenciam nos lucros. Assim como, o quanto você conhece do tema para quem sabe oferecer soluções no formato de produto ou serviço para o público.

O que é ser blogueira no Instagram?

Há um bom tempo, blogueira não é mais a pessoa que escreve textos para compartilhar em um site. O conceito mudou, acompanhando a revolução digital dos últimos anos. Hoje em dia, a profissão abrange a produção de conteúdo em geral, em vários formatos e plataformas. Inclusive, você pode aprender como ser blogueira no Instagram.