Uma coisa é certa: o Instagram já não é mais uma rede social voltada apenas para o entretenimento. Há um bom tempo a plataforma é usada para se fazer negócios e possui formas comprovadas de como ganhar dinheiro no Instagram.

De acordo com uma pesquisa do Opinion Box feita com 1.600 brasileiros, 82% dos Instagrammers do país seguem marcas na rede social. Um número expressivo que evidencia o quanto a plataforma mudou.

Recentemente, o Insta alcançou a marca de 2 bilhões de usuários ativos. Entre tanta gente, existem pessoas com necessidades, dores e desejos que podem ser atendidos por determinadas empresas.

Com todo o engajamento e ferramentas que favorecem uma relação de confiança com os consumidores, o Insta caminhou a passos largos para se tornar uma rede social de negócios, criando um oceano de oportunidades.

Logo abaixo, vamos te explicar passo a passo como ganhar dinheiro no Instagram,  mostrando 10 maneiras comprovadas de transformar a rede social numa renda extra ou até mesmo em sua principal fonte de ganhos financeiros. Confira!

É possível ganhar dinheiro no Instagram?

desenho de mulher ruiva na frente de um computador com dinheiro saindo dele

Ganhar dinheiro pela internet ainda é um assunto que gera muita desconfiança por parte do público em geral, mas acredite: é absolutamente possível lucrar com o Instagram.

A plataforma não te paga diretamente por alguma atividade, a exemplo do Youtube ― salvo algumas exceções. No entanto, você pode usá-lo como um meio para convencer pessoas a comprarem sua ideia.

Há uma série de formas de como ganhar dinheiro no Instagram. Especialmente, depois da rede social deixar de ser apenas uma plataforma voltada para o entretenimento.

À medida que empresas perceberam que seus potenciais clientes estavam no Insta, começaram a se posicionar na rede social com o intuito de convertê-los e aumentar seus resultados.

Os próprios desenvolvedores do Instagram perceberam sua inclinação para o uso comercial. Então, promoveram ferramentas que favorecem essa finalidade, como, por exemplo:

Ainda assim, praticamente todos os recursos da rede social podem ser utilizados em como ganhar dinheiro no Instagram. Não só por empresas, mas também por profissionais e pessoas comuns.

Seja como for, o fato é que o Instagram dá dinheiro. Mesmo pessoas que não tem experiência profissional na internet e nunca ganharam um centavo online podem faturar muito pela rede social.

Quantos seguidores preciso para ganhar dinheiro no Instagram?

mulher em um fundo roxo pensando com um símbolo de mais um seguidro do instagram ao lado

Uma dúvida comum de quem quer aprender como ganhar dinheiro no Instagram é sobre a quantidade de seguidores. É preciso ter um número específico de followers para lucrar com a rede social?

A resposta é: não necessariamente. Porém, quanto mais seguidores você tiver, mais fácil será convencer os usuários a comprarem sua ideia. Uma vez que, o perfil fica com mais credibilidade.

Quando entram em um perfil do Insta, os usuários sempre olham primeiro o número de seguidores. É um fator que indica a relevância da pessoa dentro de determinado segmento. Assim, faz a diferença na percepção de valor das pessoas.

Então, se você quer sair na frente dos concorrentes para ganhar dinheiro no Insta, acesse o site do ImpulsioneGram, compre seguidores e aumente rapidamente a credibilidade do seu perfil.

4 formas de monetizar o Instagram

Já que não há nenhuma limitação em relação à quantidade de seguidores, como ganhar dinheiro no Instagram? Listamos abaixo 4 formas relativamente simples e rápidas de fazer isso. Dá uma olhada!

Faça posts patrocinados

Sabe aqueles conteúdos do Feed ou Stories do Insta em que aparece a tag “Patrocinado”? Trata-se de publicações nas quais o usuário investiu dinheiro para mostrá-las a outras pessoas. O que é conhecido como Instagram ads.

Essa é uma das formas mais fáceis de deixar o perfil de alguém no Instagram monetizado. Sobretudo, quando você já tem um negócio próprio, presta serviços ou tem produtos para oferecer.

Você pode divulgar seu trabalho para um volume impressionante de pessoas com uma quantia relativamente baixa de dinheiro. E, consequentemente, potencializar seus resultados.

Venda de serviços ou produtos próprios

Para deixar seu Instagram monetizado vendendo seus próprios produtos ou serviços, há alternativas em relação aos posts patrocinados. Você pode, por exemplo, usar o Close Friends como uma plataforma de assinatura.

Assim também, é interessante divulgar seus trabalhos como freelancer, oferecer mentorias, atuar no modelo dropshipping, dentre outras possibilidades igualmente efetivas.

Qualquer habilidade ou item à venda pode ser monetizado no Insta. Basta construir um público, criar uma relação de confiança entre vocês e convencê-los sobre sua proposta.

Use marketing de afiliados

Pensando em como monetizar no Instagram de forma simples e rápida, o marketing de afiliados também é uma ótima opção. É a profissão em que você trabalha vendendo produtos criados por outras pessoas e recebe comissões.

Assim, você pode usar o Insta como um canal de vendas, produzindo conteúdos para o nicho do produto para atrair, engajar e converter o público mais disposto a comprá-lo.

Além disso, o marketing de afiliados pode ser combinado com os posts patrocinados da rede social, isto é, o Instagram ads, formando uma estratégia altamente lucrativa.

Seja embaixador de uma marca

Quando um cliente fica satisfeito com uma marca, é comum que ele se torne um defensor dela, contando para conhecidos, amigos ou familiares sobre suas qualidades.

Percebendo isso, empresas começaram a contratar essas pessoas como embaixadores. Principalmente, porque a opinião de quem consome determinado produto faz toda a diferença na decisão de compra de potenciais clientes.

Inclusive, os influenciadores digitais fazem parte do grupo de embaixadores da maioria dos grandes negócios atualmente. Assim, essa é uma excelente forma de como monetizar o Instagram.

Como ganhar dinheiro no Instagram? 10 maneiras comprovadas

homem olhando para o celular surpreso em um fundo roxo

Além das 4 formas de monetizar no Insta mencionadas, há outros jeitos de lucrar por meio da rede social. Eles são um pouco mais complexos, mas vale a pena conhecê-los.

Para te ajudar, destacamos abaixo 10 maneiras comprovadas de como ganhar dinheiro no Instagram. Seja para obter uma renda extra, seja para mudar totalmente a rota da sua carreira profissional. Acompanhe!

1. Crie uma loja virtual

Após a transformação digital, o ecommerce foi um dos mercados que mais cresceu, batendo recordes atrás de recordes. Com isso, uma das melhores maneiras de como ganhar dinheiro no Instagram é criar uma loja virtual para comercializar produtos específicos.

Você pode, por exemplo, abrir um ecommerce de roupas, vendendo camisetas, blusas e calças. Assim como, montar um negócio online de acessórios eletrônicos ou decoração. 

Calma, não é tão difícil quanto parece. Se você usar plataformas de ecommerce para criar sua loja virtual, esse processo não vai ser nenhum bicho de sete cabeças. 

Ao estruturar seu ecommerce, você pode usar o Instagram Shopping para divulgá-lo. Por meio da opção, é possível colocar etiquetas com o preço dos itens à venda e links diretos para a loja, levando o público do Insta a comprar de você.

2. Venda através do Dropshipping

Para abrir uma loja virtual não é obrigatório ter estoque. Isso porque, você pode ser apenas o intermediador entre o fornecedor e cliente final com o Dropshipping. O que é uma excelente dica para ganhar dinheiro no Insta.

Na prática, esse modelo de negócio funciona assim: você divulga um produto mesmo sem tê-lo em mãos. Quando o cliente faz o pedido, você usa o valor para efetuar a compra do item e o envia diretamente para o consumidor.

Da mesma forma que do jeito tradicional, o Instagram serve como um canal de vendas para o Dropshipping. Então, você pode, por exemplo, criar conteúdos, impulsionar posts e usar o Instagram Shopping para lucrar pela rede social.

3. Venda assinatura de Close Friends

Close Friends é uma funcionalidade parecida com os Stories. A principal diferença é que os conteúdos compartilhados no Close Friends vão exclusivamente para um grupo pré-selecionado de perfis em vez do público em geral.

Para ações comerciais, essa é uma grande oportunidade de negócio. O poder de segmentação do Close Friends é enorme. Assim, uma empresa pode elevar o nível de relacionamento com o público para convertê-lo ou fidelizá-lo.

Além disso, profissionais e pessoas comuns podem criar conteúdos mais densos para o Close Friends e vender a entrada para essa lista de melhores amigos no formato de assinatura. Sendo uma ótima forma de monetização do Instagram.

4. Divulgue seus serviços como freelancer

Entre as maneiras comprovadas de como ganhar dinheiro no Instagram, também temos a divulgação de serviços como freelancer. Há vários usuários da rede social com demandas relacionadas à atividades, como:

  • redação;
  • design gráfico;
  • fotografia;
  • maquiagem;
  • tradução.

Caso você atue em alguma dessas áreas, se posicione no Instagram por meio da produção de conteúdos, documentação de jornada ou anúncios pagos, por exemplo.

Fazendo isso, não vai demorar muito até que propostas de trabalho comecem a aparecer. Especialmente, se você deixar seu perfil organizado, for constante nas postagens e apresentar diferenciais competitivos.

5. Venda um infoproduto

Além de monetizar no Instagram vendendo produtos físicos, montando uma loja virtual, você pode comercializar infoprodutos na plataforma. Eles podem ser ou não criados por você, dependendo do modelo de trabalho escolhido.

Sendo afiliado, por exemplo, você pode vender infoprodutos de outras pessoas e receber comissões por cada venda realizada, usando o Insta como um canal de divulgação.

Porém, criando seu próprio infoproduto, como um e-book, curso online ou plano de assinatura, você recebe o valor integral por cada venda. O que exige mais esforço, mas em compensação dá muito mais lucro.

6. Ofereça consultoria ou mentoria

Uma outra maneira comprovada para ganhar dinheiro com o Instagram é oferecer consultorias ou mentorias. Com certeza, você tem algo para ensinar na rede social. Todo conhecimento é monetizável.

Se você atua no mercado de investimentos, por exemplo, que tal oferecer consultorias de educação financeira para quem está com dificuldades para organizar essa área da vida?

Tem conhecimentos em alguma das áreas do marketing digital?  Há pessoas que não fazem ideia por onde devem começar no mercado e você pode orientá-las com 1 ou 2 horas de mentoria remunerada.

7. Crie um curso online

Quando você entende de forma profunda determinado assunto, criar um curso online é uma ideia de ganhar dinheiro com o Instagram que pode dar muito certo.

Para isso, você teria que gravar uma sequência de videoaulas sistematicamente para levar o público do ponto A ao ponto B e colocá-lo em uma plataforma de infoprodutos, como Hotmart ou Eduzz, por exemplo.

Neste caso, o Insta também seria o principal canal de vendas, no qual os conteúdos serviriam essencialmente para conscientizar os usuários sobre suas dores, necessidades e desejos, atraindo-os a comprarem o curso.

8. Trabalhe como influenciador digital

Influenciador digital é uma das profissões que mais cresceram nos últimos tempos. Sobretudo, no Instagram, por conta da grande capacidade de conexão que suas funcionalidades, a exemplo dos Stories e Close Friends, possuem.

Trata-se de pessoas que se apresentam como verdadeiros amigos do público, conversando sobre coisas comuns do dia a dia. Assim, criam uma relação de confiança e influenciam o comportamento e decisões dos outros.

Em como ganhar dinheiro no Instagram, os influencers podem monetizar seus seguidores divulgando produtos ou serviços próprios. Assim como, fazendo parcerias com empresas, no que é conhecido como marketing de influência.

9. Tenha um Instablog

Instablog nada mais é do que um perfil que compartilha conteúdos na rede social sobre um tema em específico. Sendo uma maneira comprovada de como ganhar dinheiro no Instagram mesmo sem ser necessariamente especialista em algo.

Quer um exemplo? Vamos lá! Imagina que você goste de confeccionar itens de decoração. Neste caso, você poderia dar dicas ensinando como os Instagrammers também podem fazê-los.

É um mercado em constante crescimento e há diversos tipos de decoração diferente que você pode ensinar. Construindo um público engajado, mais cedo ou mais tarde será possível monetizá-lo e faturar com o Instagram.

10. Seja social media de outras empresas

Por último, mas não menos importante, temos o Social Media na nossa lista de maneiras comprovadas de como ganhar dinheiro no Instagram, uma profissão em ascensão.

Quem já usou o Instagram para fins comerciais, já percebeu que gerenciar um perfil na rede social não é tarefa tão simples quanto parece. Principalmente, porque demanda muito tempo.

Para isso, existe o Social Media. É o profissional responsável por postar conteúdos, interagir com os seguidores e explorar os recursos da plataforma constantemente. São especialistas da rede social muito bem remunerados.

Perguntas frequentes sobre como ganhar dinheiro no Instagram

Quanto o Instagram paga por visualização?

Depende. O Reels Play é um programa de bônus do Insta apenas para convidados. De acordo com a própria Meta, detentora de marcas como Instagram, Facebook e Whatsapp, os termos do bônus variam entre os criadores de conteúdo. Então, não há valor fixo pago por visualização.

O Instagram paga por seguidores?

Comprar seguidores é uma ótima forma de impulsionar seus resultados no Insta, melhorando a credibilidade do perfil essencialmente. Porém, o próprio Instagram não paga os usuários por atingirem determinada quantia de followers na rede social.

Com quantos seguidores começa a ganhar dinheiro no Instagram?

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ter milhares de seguidores para pensar em como ganhar dinheiro no Instagram. Se você tiver 100 followers altamente engajadas na sua proposta, por exemplo, já é totalmente possível obter seus primeiros lucros. Porém, quanto mais seguidores você tiver, melhor.

Conclusão

mulher sentada no sofá celebrando

E aí, já sabe como ganhar dinheiro no Instagram? Esperamos que sim. Todas essas formas de lucrar na rede social mencionadas são comprovadas. Há inúmeros pessoas usando o Insta como fonte de renda e você pode ser o próximo.

Perceba que, há meios de faturar pela plataforma para diferentes tipos de pessoas e objetivos. Então, não há que te impeça de colocar suas mãos na massa e ganhar muito dinheiro no Instagram.