Uma coisa é certa: para crescer no Instagram é necessário ser estratégico. Não há outro caminho. Sobretudo, no que diz respeito ao engajamento do perfil. Assim, você precisa entender quais são os horários bons para postar no Instagram.

Segundo um relatório da We Are Social em parceria com a HootSuite, há 122 milhões de usuários ativos no Instagram só aqui no Brasil em 2023. Portanto, a disputa pela atenção das pessoas é mais do que acirrada no país.

Para se destacar entre os demais, você tem que criar conteúdos de qualidade, usar os mais diversos recursos do Instagram, como Feed, Stories e Reels, e adicionar hashtags nos posts.

Mas não é só isso. Existem horários bons para postar no Instagram, ou seja, melhores do que outros. A própria plataforma possui horários de pico e o público de cada segmento também.

Sendo um dos fatores mais importantes em termos de engajamento das publicações. Por isso, vamos te explicar tudo sobre o timing correto para postar na rede social e impulsionar seus resultados. Confira!

Quer passar mais credibilidade para o público com o seu perfil? Conheça o ImpulsioneGram e cresça exponencialmente seus números na rede social!

Entendendo como funciona as postagens do Instagram

pessoa mexendo no celular

Desde 2016, o funcionamento das postagens do Instagram mudou. Antigamente, qualquer conteúdo compartilhado na rede social aparecia de forma cronológica aos outros usuários, como acontece no Facebook, por exemplo.

Após uma atualização, porém, o modo como os posts são mostrados depende do algoritmo da plataforma. É a tecnologia que decide qual conteúdo será exibido aos usuários, considerando fatores importantes, como o timing da postagem.

Sabe aquelas publicações que recebem bastante engajamento assim que adicionadas na rede social? Elas são vistas como relevantes pelo algoritmo. E, consequentemente, levadas para mais pessoas por essa inteligência artificial.

Perceba que, um conteúdo só vai ter curtidas, comentários ou compartilhamentos de forma rápida, caso o criador faça a publicação no timing certo, quanto a maioria dos seguidores estiverem ativos.

Justamente por isso, entender quais são os horários bons para postar no Instagram passou a ser algo essencial para o crescimento do perfil.  É um fator que pode inibir o desempenho dos posts ou potencializá-lo ao máximo.

Como o Instagram distribui os diferentes tipos de conteúdo

Quando analisa o timing em que a publicação foi compartilhada e seu engajamento, o algoritmo do Instagram também leva em conta os diferentes tipos de conteúdo da plataforma.

Em cada uma das funcionalidades do Instagram o algoritmo segue uma lógica diferente para entregar os conteúdos aos Instagramers. Ainda assim, mantém os mesmos “sinais” para definir os posts mais relevantes.

É uma leve adaptação que ajuda o Instagram a distribuir com mais precisão o que é publicado. Para quem está procurando por horários bons para postar no Instagram, porém, essa é outra questão para se preocupar.

O melhor horário para postar foto no Feed, por exemplo, não vai ser o mesmo para compartilhar um vídeo no Reels ou publicar uma sequência de Stories. Será necessário encontrar a hora certa às diferentes funcionalidades.

Horários de pico de engajamento

Os horários de pico de engajamento no Instagram podem ser vistos por mais de um lado. Existem muitas variáveis envolvidas para definir quais são os momentos ideais de publicar seus conteúdos.

Para você ter uma ideia, há pesquisas que apontam o melhor horário para postar de forma geral, considerando apenas o dia e a hora em que os Instagrammers estão mais ativos na plataforma.

Por outro lado, alguns fazem essa relação filtrando por segmento. Ou seja, dizendo o melhor horário para postar na área de tecnologia. Assim como, o timing ideal para publicar no setor de finanças, por exemplo.

Além disso, é possível encontrar o horário de mais engajamento por meio dos insights disponibilizados pelo próprio Instagram. Essencialmente, para contas comerciais.

O ponto é: reunindo e analisando todas essas informações é que você vai encontrar quais são os horários bons para postar no Instagram. Para assim, montar uma linha editorial eficaz.

Quais os melhores horários para postar no Instagram?

laptop visto de cima com caderno de anotações e relógio ao lado

Sem mais delongas, vamos ao que mais interessa: quais os horários bons para postar no Instagram? De acordo com um estudo do Sprout Social, os momentos mais favoráveis em termos de engajamento para compartilhar seus posts, são:

  • entre 11h e 12h às segundas-feiras;
  • entre 11h e 14h às terças-feiras;
  • entre 11h e 12h às quartas-feiras;
  • 11h às quintas-feiras;
  • entre 11h e 12h às sextas-feiras;
  • entre 10h e 12h aos sábados;
  • entre 9h e 15h aos domingos;

O estudo ainda afirma que os melhores dias para postar no Instagram são de terças às sextas. Enquanto o pior dia para compartilhar conteúdos na rede social é aos domingos.

Melhor horário para postar fotos no Instagram

Como dito, os horários bons para postar no Instagram para publicar os conteúdos podem mudar dependendo da funcionalidade usada. Ou seja, por onde você vai compartilhar o post: Feed, Stories ou Reels.

Só que, os horários bons para postar foto no Instagram, isto é, no feed, por exemplo,  são justamente os mesmos apontados pelo estudo do Sprout Social mostrado acima.

Sendo assim, os únicos fatores que podem mudar o timing que você deve postar são os melhores horários da área de atuação e o momento em que os seus seguidores estão mais ativos.

Melhor horário para postar Stories no Instagram

Assim como acontece no Feed, o melhor horário para postar Stories no Instagram não sofre variações por conta do tipo de publicação. Não há pesquisas que comprovem uma mudança significativa e muito menos dados do próprio Insta.

Nesse sentido, você também deve usar dados relacionados com o segmento para encontrar horários bons para postar no Instagram Stories. Assim como, os insights que mostram em quais momentos os seguidores do perfil estão mais ativos.

Melhor horário para postar Reels no Instagram

Diferente do Feed e Stories, há essencialmente melhores horários para postar Reels. É o que diz um levantamento feito pelo Influencer Marketing Hub, empresa de mídias sociais.

Na pesquisa, foram analisadas mais de 100 mil publicações feitas na funcionalidade Reels.  O resultado? Os seguintes dias e horários ideais para publicar esse tipo de conteúdo:

  • 9h às terças;
  • 12h às quintas;
  • 5h às sextas.

De acordo com o Marketing Hub, os outros dias da semana não são tão bons para postar Reels. Ainda assim, há horários de pico de engajamento neles que a relação da empresa aponta:

  • 6h, 10h e 22h às segundas;
  • 7h, 8h e 23h às quartas;
  • 11h, 19h e 20h aos sábados;
  • 7h, 8h e 16h aos domingos.

Os melhores horários para postar para sua audiência

Até agora, os horários bons para postar no Instagram que mencionamos são generalistas. Desse modo, é muito provável que essas sugestões não se encaixam no seu perfil.

Para lidar com isso, é necessário usar filtros que tornem os horários bons para postar no Instagram mais específicos. Especialmente, a área de atuação e comportamento dos seguidores.

Somados ao parâmetro geral do Insta, esses dois fatores vão ajudá-lo a chegar mais perto dos melhores horários para compartilhar seus conteúdos. Contudo, ainda há outra opção que você deve considerar.

Faça teste para saber como sua audiência funciona

Se você ainda tiver dúvidas para definir em quais momentos deve postar, mesmo com o horário de engajamento geral do Instagram e dados de atividade dos seus seguidores em mãos, é interessante realizar testes com o público.

Você pode, por exemplo, publicar conteúdos à noite caso o público do perfil for pessoas com 30 ou 40 anos. Os seguidores estarão fora do período comercial, de modo que há mais chances deles verem seus posts.

Agora, se quem te segue é pessoas mais jovens, na faixa etária de 18 a 24 anos, o ideal é postar na hora em que estão livres do estudo na faculdade, como na parte da tarde.

Seja como for, o objetivo dos testes é entender com mais profundidade como sua audiência funciona. Então, você deve postar em dias e horários diferentes até que encontre o timing certo para usar em seu Instagram.

Mensure o teste com o dashboard do Instagram

Fez os testes? Ótimo! Para encontrar os horários bons para postar no Instagram faça uma análise dos resultados por meio do dashboard da rede social, isto é, o insights do Instagram.

Lá estão os principais dados do perfil. A quantidade de contas alcançadas, os novos seguidores, a região do público, faixa etária, gênero, dentre outras informações.

Mas então como ver o melhor horário para postar no Instagram através do insights? Rolando até o final da tela da opção, você encontra os dias e horários que os seguidores estão mais ativos na rede social.

Assim, com os resultados dos testes, você pode confirmar se os horários apontados pelo Instagram são realmente os melhores para compartilhar conteúdos em seu perfil.

Conclusão

E aí, você entendeu como encontrar os horários bons para postar no Instagram? Com todas essas orientações, o caminho fica muito mais fácil, concorda?

Então, monte um cronograma de postagens ainda melhor, adicionando os horários bons para postar no Instagram em sua estratégia. Sendo assim, você vai impulsionar os resultados não só dos posts, mas também de todo o perfil.

Crescer no Instagram não precisa ser difícil e demorado. Com o ImpulsioneGram, você pode comprar seguidores reais e brasileiros em menos de cinco minutos e alavancar seus resultados. Conheça já!

Perguntas frequentes sobre os horários do Instagram

Quais são os melhores horários para postar no Instagram?

Os horários bons para postar no Instagram de forma geral são entre 11h e 14h na terça-feira, 11h e 12h na quarta-feira, 11h na quinta-feira e 11h e 12h na sexta-feira. O melhor dia é terça e o pior é domingo.

Qual o melhor dia para postar no Instagram?

O melhor dia para postar no Instagram, ganhando mais curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações, é terça-feira. Neste dia, os usuários estão mais ativos de forma geral. Assim, o desempenho dos posts pode ser muito melhor.

Qual o pior dia para postar no Instagram?

Para o Instagram em geral e diversos segmentos, o pior dia para postar no Instagram é domingo. Um dos motivos que explicam isso é a ausência das pessoas da rede social para ficar com a família, descansar ou passear, por exemplo.

Qual é o horário de pico do Instagram?

Os horários de pico do Instagram acontecem entre terça-feira e sexta-feira. Precisamente, na parte da manhã e hora de almoço. Sendo esses os horários bons para postar no Instagram.