Está procurando um jeito mais rápido e descomplicado de crescer no Insta? Criar anúncios para divulgar seu perfil pode ser uma ótima saída. O que é possível por meio do recurso da rede social chamado de Instagram Ads.

Apesar de ser efetiva, a produção de conteúdo para gerar tráfego orgânico ― gratuito ― não é uma estratégia que traz grandes resultados no curto prazo para os Instagrammers.

Assim, vários usuários buscam por alternativas que aceleram os efeitos do marketing de conteúdo ou proporcionem retornos expressivos sem levar tanto tempo

Para isso, o Instagram Ads é uma excelente opção. O recurso pode levar uma grande número de seguidores qualificados para seu perfil e potencializar seus resultados e relevância com o uso da rede social.

Neste guia completo, você encontra exatamente tudo o que precisa saber sobre o Instagram Ads. Definição, benefícios, como criar uma campanha de anúncio e muito mais. Confira!

Crescer no Instagram nunca foi tão simples quanto agora. No ImpulsioneGram, você pode comprar seguidores e curtidas de perfis reais e brasileiros para alavancar seus resultados em menos de cinco minutos. Conheça já!

O que é Instagram Ads?

mulher segurando um megafone e falando

Em linhas gerais, o Instagram Ads é um recurso da rede social voltado para publicidade de marcas. Trata-se de uma opção de tráfego pago, na qual você injeta dinheiro na plataforma em troca de mais alcance.

Há alguns anos, o Insta não é somente uma rede social de compartilhamento de fotos e entretenimento. Ele também é uma plataforma de negócios. Sobretudo, por causa de três motivos:

  1. a grande maioria dos usuários ativos do Insta são potenciais clientes de empresas;
  2. uma das principais características do Insta é a proximidade entre os usuários, o que é essencial para relações comerciais;
  3. a rede social tem funcionalidades que servem muito bem em ações de marketing e vendas.

Percebendo isso, os desenvolvedores do Instagram criaram soluções para ajudar os profissionais e empreendedores posicionados na rede social, a exemplo de conta profissional, Instagram Shopping e Instagram Ads.

Esse último é a ferramenta de tráfego pago do Instagram. Sabe aquelas publicações do Insta que aparece uma tag “patrocinado” abaixo do nome do perfil? Então, aquela pessoa criou uma campanha no Instagram Ads.

São os anúncios pagos feitos a fim de atrair, engajar e converter o público da rede social. Para efeito de comparação, é como se você usasse um megafone, amplificando a mensagem do seu perfil, para que vários usuários te ouçam.

Por que anunciar no Instagram?

Mas porque anunciar pelo Instagram Ads? Há vários motivos para isso. O primeiro é que a rede social tem mais de 2 bilhões de usuários ativos. Isso equivale a uma grande oportunidade de alcançar um público amplo e diversificado.

Assim também, os Instagramers tem a fama de serem altamente engajados no que consideram interessante. Com isso, os anúncios no Insta podem ser eficazes para aumentar a conscientização da marca gradualmente e gerar conversões.

Além disso, a plataforma disponibiliza recursos com alta capacidade de segmentação em suas opções de anúncios. Desse modo, você pode criar campanhas bastante precisas, que vão de encontro às necessidades do público.

E mais: o Instagram continua sendo uma plataforma bastante visual. Então, os anunciantes podem aproveitar essa característica para chamar a atenção dos usuários. O que é uma ótima vantagem para quem vende produtos físicos, como:

  • roupas;
  • acessórios;
  • alimentos.

Quem pode anunciar no Instagram Ads?

homem com o indicador na testa pensando

O objetivo dos desenvolvedores com o Instagram Ads era ajudar essencialmente profissionais e empresas presentes na rede social. No entanto, qualquer pessoa pode usufruir dos benefícios da opção.

Inclusive, a plataforma não impõe nenhuma restrição para criar campanhas de anúncios. Mas, quem oferece seus serviços ou comercializa produtos têm mais chances de se dar bem com o Instagram Ads.

O nível de conhecimento de mercado e sobre os recursos disponibilizados pelo Instagram Ads fazem toda a diferença nos resultados do anunciante. Então, vale mais a pena usá-lo profissionalmente.

Quanto custa anunciar no Instagram?

Os custos para usar o Instagram Ads são bastante variáveis. Ele depende dos objetivos e orçamento da marca anunciante. Assim como, o tipo de anúncio e duração da campanha.

Seja como for, é importante que a pessoa delimite o gasto com tráfego pago no Instagram para não desperdiçar dinheiro com criativos ou publicações que estão desempenhando mal.

O investimento deve ser feito com cautela. À medida que a campanha cumprir os objetivos iniciais pré-estabelecidos, você pode adicionar mais dinheiro para veicular determinado anúncio.

Como funciona o Instagram Ads?

Dito isso, como funciona o Instagram Ads na prática? Quais são as opções para criar campanhas de anúncios publicitários e crescer de forma rápida na rede social? A resposta é: botão impulsionar e gerenciador de anúncios do Facebook.

Botão impulsionar

O “botão impulsionar” do Instagram Ads é a opção de anúncios interna da rede social. Trata-se da ferramenta de tráfego pago mais simplificada da plataforma mas que, ainda assim, dá muitos resultados.

Quando você tem uma conta profissional e faz uma publicação no Feed, Stories ou Reels, o recurso “Turbinar publicação” fica disponível. Em alguns passos simples, você consegue criar um anúncio efetivo sobre algum conteúdo compartilhado.

Profissionais e negócios costumam usar esse tipo de anúncio para aumentar o alcance e engajamento de postagens que já se mostraram relevantes para o público.

Gerenciador de anúncios do Facebook

Por sua vez, o gerenciador de anúncios do Facebook é a opção de anúncios externa do Insta. É a ferramenta mais complexa para criar campanhas publicitárias com o Instagram Ads.

Neste caso, você não promove publicações já feitas na rede social, mas sim anúncios desenvolvidos totalmente do zero. Eles são conhecidos como criativos e podem ser altamente impactantes para o público da marca.

Especialmente, porque o gerenciador de anúncios do Facebook conta com uma série de recursos de segmentação. Assim, você pode direcionar a comunicação do criativo às pessoas certas, cumprindo o objetivo da campanha de forma eficaz.

Quais são os formatos de anúncio do Instagram Ads?

Há vários formatos de anúncio do Instagram Ads à disposição. Eles podem ser usados de acordo com o objetivo e público a ser atingido pela campanha. Dentre os quais, destacamos:

  • foto estática;
  • carrossel;
  • vídeos;
  • explorar;
  • Stories.

Veicular um anúncio com foto estática pode ser uma boa ideia para atrair seguidores, por exemplo. Enquanto o uso de Stories é mais interessante no sentido de engajar o público na proposta da marca e convertê-lo em clientes.

Onde posso publicar anúncios no Instagram?

Propagandas do Instagram Ads podem ser publicadas nas três principais funcionalidades da rede social: Feed, Stories e Reels. Eles aparecem em todas elas de um jeito minimamente curioso.

Tanto os anúncios feitos pelo botão impulsionar quanto aqueles desenvolvidos no Gerenciador de anúncios do Facebook aparecem para os usuários como qualquer outro conteúdo.

Há apenas duas diferenças. A primeira é que abaixo do nome do usuário anunciante, aparece a tag “patrocinado”. Enquanto a segunda é o botão “Saiba mais”, no qual o usuário clica e entra diretamente no site da marca.

Como anunciar no Instagram

homem de preto pensando em frente a um laptop

Agora que você já sabe o que é Instagram Ads, qual sua importância para profissionais e empresas, além dos formatos de propagandas da rede social, é hora de você aprender como anunciar no Insta. Veja abaixo!

Como criar um anúncio no Instagram pelo Gerenciador de Anúncios?

Vamos começar pelo jeito mais difícil de criar campanhas no Instagram ads: o Gerenciador de anúncios do Facebook. Antes disso, faça uma conta no Gerenciador de negócios, certo? 

Só assim, a opção de criar propagandas fica disponível. Feito isso, entre no Gerenciador de anúncios do Facebook, selecione a opção “Criar” e siga o passo a passo abaixo.

Defina o formato e o orçamento

O primeiro passo para criar propagandas no Instagram é definir o formato da campanha. Há mais ou menos 6 objetivos de anúncios diferentes para você escolher. Então, selecione o que mais faz sentido na estratégia do negócio.

Um pouco mais abaixo, coloque um nome na campanha. Dessa forma, você encontra com mais facilmente os anúncios feitos. Além disso, escolha para onde o usuário deve ser direcionado, no caso de se interessar pelo assunto do criativo.

Nesta página, você ainda precisa definir os valores e duração da campanha. É importante deixar uma data final configurada para não gerar cobranças adicionais. Assim como, o limite de custo médio ideal para você.

Escolha o público e onde será exibido

Na próxima etapa, o foco é a segmentação do público. Aqui você deve fornecer todos os dados sobre o tipo de pessoa a ser alcançada pela iniciativa de anunciar no Instagram.

Com o público definido, você deve escolher agora em quais plataformas os anúncios serão exibidos. Neste caso, deixe somente a opção “Instagram” marcada para continuar.

Adicione o seu criativo

Em seguida, é o momento de adicionar seu criativo no Gerenciador de anúncios do Facebook. Para isso, defina primeiramente qual o formato mais ideal para sua campanha no Instagram, como foto estática, carrossel, vídeo, dentre outros.

Depois, adicione a mídia dentro da plataforma, coloque o texto de legenda e insira o link para a página de destino do criativo. Com isso, você encerra a parte de criação da campanha.

Deixe pronto para análise

Para veicular o anúncio do Instagram você deve selecionar a opção “Confirmar”. O criativo será analisado pelo Gerenciador de anúncios do Facebook. Caso não tenha nenhum problema, começará a ser enviado para o público.

Quando a campanha já estiver no ar, sempre que quiser você pode entrar na plataforma para acompanhar seu desempenho, responder comentários, pausar a campanha e promover melhorias, por exemplo.

Como criar um anúncio pelo próprio Instagram?

Diferente do Gerenciador de anúncios do Facebook, você só precisa de uma conta profissional para criar campanhas no Instagram Ads diretamente pela rede social. Para isso, o passo a passo é o seguinte:

Crie uma conta profissional no Instagram

Para criar uma conta profissional no Instagram, é muito simples. Basta entrar nas configurações do perfil, selecionar “Conta”, rolar a tela até o final e dar um clique em “Mudar tipo de conta”.

Após isso, você deve dar um toque em “Mudar para conta profissional” e seguir os próximos passos intuitivos que aparecem na tela. Com isso, o perfil ficará pronto para promover anúncio no Instagram.

Clique no botão Painel profissional

Quando você muda sua conta para profissional, perceba que há um novo recurso disponível para uso no perfil. Trata-se do painel profissional, no qual você pode ver todo o panorama da conta para ações comerciais.

Clique sobre “Painel profissional” e acesse a opção “Ferramentas de anúncios”. Em seguida, selecione a publicação a ser promovida na campanha do Instagram para continuar.  

Escolha uma meta

Feito isso, escolha uma das metas que aparecem na tela: mais visitas no perfil, mais acessos ao site ou mais mensagens. Basicamente, a etapa se refere a quais resultados você gostaria de obter com propagandas no Instagram.

Lembre-se de considerar os objetivos da marca no momento antes de tomar essa decisão. Se você quer ampliar o alcance do perfil, a melhor opção é “Mais visitas”, por exemplo. Enquanto para engajamento, “Mais mensagens” é a escolha ideal.

Selecione o público-alvo

No próximo passo, é o momento de você selecionar o público-alvo. Há uma opção de escolha automática, mas não é recomendado que você a use. Quanto mais específico você for criando anúncio no Instagram, melhor.

Sendo assim, clique na opção “Criar o seu” e forneça para plataforma os principais dados sobre o público da marca, incluindo: idade, altura, gênero, localização e interesse,

Defina orçamento e duração

Depois disso, você deve definir o orçamento diário da sua campanha de tráfego pago, considerando o valor de investimento disponível da marca para promover anúncios no Instagram Ads.

Quanto à duração, você tem duas opções: “veicular o anúncio até eu o pausar” ou “definir duração”. O mais recomendado é você optar por “definir duração” para não ter gastos adicionais com a campanha.

Deixe pronto para análise

Insira seus dados de pagamento e avalie se todos os dados e configurações estão corretos. Então, toque no botão azul “Turbinar publicação” na parte inferior da tela.

Desse modo, o anúncio patrocinado do Instagram será enviado para análise da plataforma. Isso pode durar apenas 24 horas ou mais dependendo de cada campanha. Sendo possível monitorá-la quando quiser após a aprovação.

10 dicas para melhorar os resultados do Instagram Ads

imagem de um celular anunciando com megafone

Criar propagandas no Instagram não é tão simples quanto parece. Mesmo com o passo a passo acima, é normal encontrar dificuldades para fazê-lo. Por isso, listamos abaixo 10 dicas que podem melhorar seus resultados. Dá uma olhada!

1. Tenha metas claras para cada anúncio

O sucesso na criação de anúncios patrocinados no Instagram começa com a definição de metas claras para cada anúncio. Como disse o romancista Lewis Carroll, para quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve.

Defina quantos seguidores específicos a mais você quer ter com determinada campanha, por exemplo. Assim como, o número de vendas da sua solução esperado durante a veiculação de determinado anúncio.

Esse planejamento traz mais precisão no uso do Instagram Ads. Você consegue compreender melhor o desempenho da estratégia, identificar erros e promover melhorias.

2. Pense no tópico do seu anúncio

Antes de criar e programar um anúncio no Instagram Ads, reflita sobre o tópico da campanha. Ele é realmente relevante para o público em questão? Ele realmente é capaz de levar os usuários a clicarem no botão de “Saiba mais”?

Responder essas perguntas te ajudam a aprimorar a conexão entre marca e público nos anúncios. Assim, os conteúdos dos criativos vão de encontro às necessidades, dores e desejos de quem o visualiza.

Para ajustar o tópico dos seus anúncios, é interessante abrir caixinhas de perguntas ou enquetes pelos Stories do Instagram para coletar informações valiosas sobre o que seu público precisa.

3. Invista na identidade visual dos seus anúncios

Desde o lançamento, o Instagram é uma plataforma essencialmente visual. Com isso, investir na apresentação da sua campanha é indispensável para melhorar seus resultados.

O objetivo principal dos anúncios no Instagram é transformar segundos em minutos. Ou seja, aproveitar a rápida atenção dada pelos usuários que estão vendo o criativo para convencê-los a te dar mais tempo.

E a primeira coisa que o público repara quando vê um anúncio é a sua atratividade visual. Então, faça uma apresentação  convincente para fazê-los assistirem o vídeo, lerem a legenda e acessarem sua página.

4. Instale o pixel da Meta

O pixel da Meta é um dos grandes trunfos para melhorar os resultados de quem faz anúncios no Instagram. Trata-se de um trecho de código inserido no site para mensurar a eficiência das campanhas.

Ele pode servir para ampliar sua base de dados sobre os comportamentos dos consumidores. Assim como, para direcionar suas campanhas de remarketing para os usuários certos.

Você pode, por exemplo, usar os novos dados obtidos para otimizar os anúncios no Instagram. Como também, mostrá-los novamente apenas àqueles que demonstraram algum interesse na sua proposta.

5. Use CTAs

Um dos detalhes mais importantes para obter resultados expressivos com o Instagram Ads é o CTA (Call To Action ou Chamada Para Ação). É uma técnica de copywriting que ajuda bastante na conversão dos anúncios.

A ideia das campanhas de anúncios no Instagram é levar o público para um próximo passo no relacionamento com sua marca, concorda? Assim, o CTA é o convite para que os usuários façam o que o criativo diz de forma imediata.

Alguns exemplos comuns do uso de CTA, são: “Baixe agora!”, “Compre já!” e “Saiba mais”. Porém, você pode ser criativo na inserção de CTAs nas legendas dos anúncios, colocando a linguagem personalizada da marca no convite.

6. Direcione para landing pages

Landing page ou página de aterrissagem em uma tradução simples, diz respeito a um site que solicita informações dos usuários em troca de recompensas gratuitas, como:

  • ebook;
  • evento;
  • participação na newsletter da marca.

Entre os dados adquiridos, está o email dos usuários. Essa é uma grande oportunidade de usar o email marketing para levar o potencial cliente a passar pelas etapas finais da jornada de compra e adquirir uma de suas soluções.

Então, direcionar o anúncio no Instagram para landing pages pode ser uma excelente forma de melhorar seus resultados. Uma vez que, você pode guiar melhor os potenciais clientes a compra através de canais externos, como o email.

7. Tenha um site responsivo

A página para a qual os usuários são direcionados após verem o anúncio pago do Instagram precisa ter um design responsivo. Ou seja, o site deve apresentar total adaptabilidade a qualquer dispositivo, incluindo:

  • desktop;
  • tablet;
  • smartphone.

O site responsivo é ainda mais importante para os Instagrammers. Afinal de contas, praticamente todos os usuários acessam a rede social apenas pelo aplicativo. Assim, o design da página tem de ser otimizado para smartphones.

8. Verifique a velocidade de carregamento do site

Além de ser responsivo, é importante que o site em que o potencial cliente será direcionado carregue rápido. Com uma rotina tão dinâmica quanto a atual, ninguém gosta de esperar, não é?

Nesse sentido, caso o carregamento da página seja lento demais, o mais provável é que o público deixe a página dos anúncios no Instagram. Então, garanta alta velocidade no site para melhorar os resultados das campanhas.

9. Utilize UTMs para aprimorar rastreamento

Usar UTMs nos links das páginas de destino de anúncio pago do Instagram também podem melhorar seus resultados. São parâmetros de rastreamentos capazes de fornecer dados valiosos para a marca.

Com UTMs ativas na URL da página, você pode, por exemplo, contabilizar quantas visitas e conversões aconteceram sempre que os usuários clicarem no botão de CTA do criativo. O que é essencial para entender seu desempenho real.

10. Acompanhe os resultados de suas campanhas no Instagram Ads

Por último, mas não menos importante, a nossa dica é acompanhar de perto os resultados de suas campanhas no Instagram Ads. Assim como, promover melhorias caso seja necessário.

Toda campanha de sucesso foi otimizada várias vezes antes de obter um alto desempenho. Então, nunca é demais procurar formas de tornar os criativos do Instagram Ads mais efetivos.

Conclusão

desenho de um foguete decolando

E aí, vai usar o Instagram Ads? É uma ferramenta incrível para alcançar resultados expressivos e mais relevância na rede social. Assim, você não pode deixá-lo de fora da sua estratégia de marketing e vendas.

Mesmo que você possa criar os anúncios, vale a pena contratar um gestor de tráfego para te auxiliar no desenvolvimento das campanhas de anúncios no Instagram. Especialmente, no caso de propagandas feitas através do Facebook.