Existe uma máxima no mundo empresarial que pode ser adaptada perfeitamente para influencers: você precisa ser visto para ser lembrado. E uma das ferramentas que mais vai te ajudar nisso é o mídia kit para Instagram.

Ao mesmo tempo que ingressar na carreira de influenciador é um sonho para muitos, é também um grande desafio. Especialmente, quando o assunto é monetizar com a profissão.

Criar conteúdo não é necessariamente um trabalho remunerado, porque está atrelado a efetividade. Ou seja, com o engajamento do que você publica. Assim, a melhor aposta de influenciadores iniciantes é fechar parcerias com marcas.

Para se destacar entre tantos concorrentes, porém, é necessário ser estratégico. E é aí que entra o mídia kit para Instagram, um documento que apresenta você de forma atrativa para o mercado.

Logo abaixo, explicamos melhor a importância do mídia kit para Instagram e sua composição. E mais: damos dicas sobre como criar um mídia kit para não só ser visto, mas alcançar resultados expressivos sendo influencer. Confira!

Que passar mais credibilidade com o seu perfil? Conheça o ImpulsioneGram e tenha mais seguidores como nunca!

O que é mídia kit para Instagram?

Mídia kit nada mais é do que um documento para apresentar-se profissionalmente. Sendo bastante conhecido na área de publicidade, a exemplo de jornais, revistas e TV.

Com o crescimento exponencial de criadores de conteúdo dentro da internet, o documento ganhou uma nova roupagem. No entanto, mantendo a mesma essência, isto é, vender o seu peixe da melhor forma possível.

Mas então, o que é mídia kit para Instagram? É uma grande ajuda para um dos processos mais desafiadores de influencers iniciantes: monetizar. É o cartão de visitas ideal para fechar ótimas parcerias publicitárias e se consolidar na carreira.

Adaptado às características da rede social, o documento reúne o que você tem de mais relevante. Desde os números do perfil, até traços essenciais de sua personalidade.

Por que um influenciador precisa de um mídia kit?

mulher sorrindo com celular na mão

Sem dúvidas, o mídia kit para Instagram é fundamental para influenciadores digitais. O documento é a forma mais criativa de apresentar você profissionalmente, o que pode render parcerias incríveis com marcas.

Cá entre nós, a criação de conteúdo envolve muito mais paixão do que razão para quem está começando na carreira, não é? Sendo assim, um mídia kit para iniciantes serve para ajudá-lo a dar equilíbrio às coisas.

Ele representa uma oportunidade de se afirmar naquilo que você ama fazer, tornando o seu trabalho autossustentável. Ou seja, passando a ter uma fonte de renda e não apenas um hobby.

Além disso, o uso de mídia kit para Instagram beneficia o trabalho de marcas que fazem marketing de influência. Uma vez que, encontram o influencer ideal para campanha mais facilmente, tendo seus principais dados à disposição.

Então, montando um mídia kit para Instagram do jeito certo, você tem grandes chances de ser visto por marcas do seu segmento, destacando-se entre os seus concorrentes.

Quais informações colocar no mídia kit?

Dito isso, o que colocar no mídia kit para Instagram? É por esse documento que marcas vão te conhecer de verdade. Então, você deve apresentar dados para além do que pode ser encontrado em uma pesquisa na internet.

Mais do que números, você precisa mostrar às marcas informações sobre o que faz em seu trabalho e o comportamento dos seguidores. Com isso, na composição ideal de um mídia kit para Instagram deve constar:

  • quem é você;
  • quais valores, propósito, habilidades e interesse você tem;
  • nicho e características do público;
  • números de seu perfil no Instagram;
  • condições para parcerias;
  • dados de contato;
  • quantidade de parcerias que já realizou;
  • cases de sucesso.

Vale destacar que o mídia kit para Instagram deve ser desenvolvido a fim de chamar a atenção de empresas do mesmo segmento que o seu. Os valores precisam ser alinhados para que a parceria realmente dê resultados.

Dicas para montar um mídia kit para Instagram

pessoa mexendo no computador e com café ao lado

Agora que você já sabe da importância e composição do mídia kit para Instagram, é hora de entender como montar um mídia kit que vai te ajudar a agarrar oportunidades e fechar mais parcerias. Veja nossas dicas!

Proposta de parceria

O que escrever no mídia kit é uma das principais dúvidas de influenciadores que querem usar essa ferramenta. Algo totalmente compreensível, já que com tantas informações a serem adicionadas, fica difícil definir quais são mais importantes.  

Para começar bem, a nossa dica é: crie uma proposta convincente. Nós só continuamos uma leitura que nos cativa desde o início, não é? Pois bem, isso não é diferente quando marcas analisam seu mídia kit para Instagram.

Qual é a sua oferta? Qual é o motivo pelo qual marcas devem fechar negócio com você? Isso deve ser respondido de forma clara, objetiva e impactante nas primeiras frases do mídia kit para Instagram.

Informações sobre você

Como a profissão de influenciador digital envolve muito a autenticidade, o seu melhor trunfo para atrair marcas é tentar colocar o máximo de você mesmo no mídia kit para Instagram. Sendo esse o próximo passo para montar o documento. 

Ao falar sobre você, apresente características essenciais da sua personalidade e trabalho. De preferência, que vão de encontro às necessidades dos seus potenciais clientes. 

Assim, você vai contextualizar melhor a proposta de parceria que iniciou o seu mídia kit de influenciador digital, tornando essa introdução mais atrativa no ponto de vista das empresas.

Métricas do seu perfil do Instagram

Terminando de falar sobre você e sua proposta, o foco passa a ser o seu perfil no Instagram. É o momento em que você deve mostrar métricas que evidenciam sua autoridade trabalhando como influencer no mídia kit.

Afinal de contas, nada mais te ajuda a vender seu peixe do que os seus resultados, não é? O que você já conquistou te qualifica para alçar voos ainda mais altos. Por isso, não podem deixar de aparecer neste documento.

Para marcas que investem no marketing de influência, os números mais relevantes do Insta de influencers são relacionados com o tamanho e nível de engajamento do público, a exemplo de:

Informações demográficas

Informações demográficas do público-alvo deixam claro que os seguidores do seu perfil são também potenciais clientes para empresas. Porque, dizem a média de faixa etária, gênero e localização, por exemplo.

Tanto marcas como influencers precisam falar com os mesmos tipos de pessoas para que a parceria funcione devidamente bem. Desse modo, os dados demográficos ajudam empresas a identificarem isso mais facilmente.

Número de seguidores e taxa de crescimento

Quanto aos números de seguidores e taxa de crescimento, são métricas que revelam não só o tamanho, mas também qual é o momento do seu perfil no mídia kit para Instagram. Você está crescendo ou está estagnado?

Para calcular isso, você deve pegar a quantidade de seguidores que obteve em determinado período, dividir pelo número total de seguidores do perfil e multiplicar por 100. 

Por exemplo, caso você tenha um total de 5000 seguidores em seu Instagram e ganhado 500 no último mês, a taxa de crescimento do perfil seria: 500/5000 x 100 = 10%. 

Taxa de engajamento

A taxa de engajamento, por sua vez, ajuda marcas a verificar se você tem mesmo influência sobre seus seguidores. É o que mostra que o público acompanha suas postagens, interage e confia em seu trabalho no mídia kit para Instagram.

Para calcular a taxa de engajamento, é muito simples. A fórmula geral é: engajamento = (curtidas + comentários) / seguidores x 100. Quer um exemplo? Vamos lá!

Imagine que você tenha 200 curtidas e 50 comentários em uma postagem, tendo 7 mil pessoas como seguidores do perfil. Neste caso, o cálculo de engajamento seria o seguinte:

200 + 50 =  250/7000 x 100 = 3,57%

Para você ter uma ideia, a classificação de engajamento de uma conta do Instagram vai de 1% até 6%. O que significa que 3,57% é uma quantidade regular para um perfil.

Campanhas anteriores

Para ser mais convincente às marcas, é essencial mencionar campanhas anteriores que já você participou no mídia kit de influenciador. O que é conhecido também como cases de sucesso.

Comente qual foi a marca para qual a campanha publicitária, como foi sua experiência e quais foram os resultados da parceria para ambos os lados, por exemplo.

Lembre-se que você deve apresentar diferenciais competitivos em relação aos outros influencers. Assim, falando de campanhas anteriores, aproveite também para dizer o que faz de você o influencer certo para publicidade das marcas.

Preço e valores para divulgação

Relativamente aos preços e valores para divulgação, fica ao seu critério colocá-los ou não no mídia kit para Instagram. Existem pontos positivos e negativos em fazer isso.

Quando você deixa claro o preço pelos serviços prestados como influenciador digital, a empresa já define rapidamente se possui orçamento ou não para contratá-lo para campanha.

Por outro lado, você diminui o seu poder de negociação. Para marcas grandes, por exemplo, você poderia cobrar muito mais do que o preço médio que inseriu no mídia kit.

Informações de contato

Ao final da estrutura do seu mídia kit para Instagram, você deve inserir suas informações de contato para que, ao terminar de ler o documento, a marca busque fechar a parceria o quanto antes com você.

Pode ser endereço de email, site ou número de telefone, por exemplo. O que mais importa é que você responda com prontidão o contato da marca para não perder oportunidades.

Mídia kit no Canva

Depois de todas essas dicas, provavelmente você está pensando: “mas por onde posso montar um mídia kit de influenciador?” Para quem não entende muito de design, uma ótima opção é o Canva.

Há diversos templates de mídia kit para Instagram no Canva que você pode usar para criar um documento bastante criativo. Eles podem ser editados pela própria ferramenta até ficarem perfeitos para divulgação.

Para isso, é muito simples. Basta você acessar sua conta no Canva, digitar “mídia kit” ou “mídia kit para Instagram” no campo de pesquisa e escolher um dos milhares de templates para montar o documento e fechar mais parcerias.

Conclusão

Por fim, o mídia kit para Instagram é o currículo dos influenciadores. Trata-se de um documento indispensável para você fechar ótimas parcerias de publicidade e se consolidar cada vez mais na carreira.

Então, não perca mais tempo. Monte um mídia kit o quanto antes com nossas valiosas dicas e impulsione seus resultados atuando em uma das profissões mais promissoras do mercado.

Se você quer crescer no Insta, acredite: esse processo não precisa ser difícil e demorado. Com o ImpulsioneGram, é possível comprar seguidores reais e brasileiros de forma rápida, simples e fácil. Conheça já!