Se você quer entender melhor o que é Instagram, saiba que veio ao lugar certo. Aqui você vai ver tudo que compõe um dos aplicativos mais queridos do planeta  e como ele pode ser essencial aos seus resultados.

De acordo com uma pesquisa do Opinion Box, o Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos e segue crescendo cada vez mais. Sendo uma das redes sociais mais populares do mundo.

Além disso, 78% das empresas classificam o Instagram como uma plataforma essencial para interagir com os consumidores. Uma vez que, grande parte do público de marcas estão na rede social.

Esses números tão expressivos do Instagram deixam claro o quanto o Instagram é importante não só como uma rede social, mas também como uma plataforma de negócios.

Trata-se de um grande fenômeno que tomou conta da internet nos últimos anos e que você precisa conhecer detalhadamente. Seja para usar casualmente ou alcançar resultados expressivos.

Por isso, vamos te mostrar tudo sobre o que é Instagram. A história da rede social, suas principais funcionalidades, métricas, algoritmo, como criar uma conta e muito mais.

Tenha uma ótima leitura!

O que é Instagram?

mulher-segurando-quadro-post-instagram.png

Em linhas gerais, o Instagram é uma rede social essencialmente visual. Ou seja, tudo o que acontece nessa plataforma prioriza a imagem antes de qualquer outra coisa.

Só que, a interação e a criatividade também norteiam toda a dinâmica do Instagram. O que faz da rede social uma verdadeira comunidade de pessoas comuns.

No Instagram, você pode, por exemplo, seguir outras pessoas e curtir, comentar e compartilhar posts. Assim como, enviar mensagens para amigos ou usuários que ainda são desconhecidos. Tudo isso, através de funcionalidades, como:

  • Feed;
  • Stories;
  • Close Friends;
  • Direct;
  • Reels.

Em cada uma dessas opções, é compartilhado momentos marcantes, reflexões e conteúdos engraçados, por exemplo. Assim, a plataforma oferece uma experiência agradável aos Instagramers.

Para efeito de comparação, o Instagram funciona de forma parecida com o Facebook. Mas, tem essência, público e algumas mecânicas e ferramentas bem diferentes.

E, ao contrário do que muitos pensam, o Instagram não é só uma rede social em si. De uns tempos para cá, o aplicativo virou uma verdadeira plataforma de negócios. Inclusive, com recursos que favorecem ações comerciais.

O ponto é: o Instagram é uma rede social gigantesca e revolucionária. Se você ainda não usa ou tem dúvidas sobre sua qualidade, acredite: você está perdendo muita coisa. 

A história da rede social

Como dito, o Instagram é uma rede social muito abrangente, interativa e repleta de funcionalidades eficientes para os mais diversos objetivos. Mas nem sempre foi assim. 

O Instagram foi desenvolvido na cidade de San Francisco por duas pessoas: o norte-americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger. Ambos atuavam como engenheiros de software.

A ideia inicial era criar uma plataforma que seguisse o mesmo caminho da Foursquare. Só que, depois de algum tempo de planejamento, Kevin e Mike decidiram elaborar um aplicativo de compartilhamento de fotos.

Assim, surgiu o Instagram. No dia 6 de outubro de 2010, o aplicativo foi lançado para dispositivos iOS. Sendo o aplicativo mais baixado da história da Apple Store até então.

O lançamento do aplicativo do Instagram para Android levou um tempo para ser feito, ficando disponível para download somente no ano de 2012, precisamente no dia 3 de Abril.

A proposta original do Instagram era o compartilhamento de fotos casuais somente. Com isso, no começo, os usuários só publicavam momentos especiais do mês ou semana, por exemplo.

Ainda assim, o aplicativo chegou a mais de 40 milhões de usuários ativos depois de ser desenvolvido para Android. A popularidade foi tanta que o Facebook, rede social que reinava soberanamente na internet, decidiu comprá-lo.

No verão de 2012, o Facebook adquiriu oficialmente o Instagram, acreditando no potencial imenso que a plataforma ainda tinha. O resultado? Passaram-se 10 anos e a rede social continua forte como nunca, com números impressionantes.

Principais funcionalidades da plataforma

mulher-conhecendo-funcionalidades-instagram.png

Mesmo depois que cresceu exponencialmente, o Instagram manteve a essência de focar no visual. Porém, deu espaço para novas funcionalidades com o passar dos anos. Logo abaixo, destacamos os principais recursos. Confira!

Feed

Feed é a página inicial do Instagram. Ali você encontra os principais posts de determinado perfil, os quais são organizados pelo dia e horário em que foram compartilhados.

Em conjunto no perfil, o Feed representa um panorama geral de quem é a pessoa ou empresa e seu objetivo dentro da plataforma. Sendo possível criar até três tipos de postagens diferentes com essa funcionalidade, incluindo:

  • posts estáticos;
  • posts em carrossel;
  • vídeos.

Além disso, em cada um destes formatos de publicação, você pode desenvolver uma legenda como complemento. O que deixa o conteúdo com ainda mais valor para seguidores e visitantes.

Obviamente, o Feed já existia desde o início do Instagram. Só que, foi aprimorado pouco a pouco, deixando a experiência do usuário cada vez melhor. Inclusive, nas últimas atualizações da rede social, o Feed ficou mais personalizável.

Agora, você pode, por exemplo, ver o Feed de quem favoritou, isto é, aqueles perfis que mais gosta de acompanhar. Assim como, fixar suas postagens mais importantes para que fiquem no início do seu Feed.

Stories

Stories, por sua vez, é uma funcionalidade do Instagram criada em 2016. Trata-se de um tipo de publicação temporário, com duração de 24 horas, e que permite você compartilhar vídeos, imagens e textos para interagir com o público.

Enquanto o Feed é mais superficial, funcionando como um cartão de visitas, o Stories tem como objetivo aproximar os Instagrammers, criando um relacionamento de confiança entre eles.

Nesse sentido, a maioria das pessoas publicam conteúdos relacionados aos acontecimentos comuns do seu dia a dia nos Stories, colocando em prática a premissa do recurso.

Assim também, o Instagram Stories tem uma série de recursos próprios que favorecem essa interação mais profunda entre os usuários. Dentre os quais, destacamos:

  • caixinha de pergunta;
  • enquete;
  • teste.

Portanto, o Stories se tornou uma das funcionalidades prediletas das pessoas não só do Instagram, mas também de toda a internet. É um lugar de aprendizado, entretenimento e conexão sem igual.

Vale dizer ainda que você pode salvar aqueles Stories mais importantes em uma aba do perfil chamada destaques. Desse modo, qualquer pessoa que visitar o perfil poderá vê-los para te conhecer melhor.

Close Friends

O Close Friends é quase que um complemento do Stories. Essa funcionalidade foi criada em 2018 e funciona de forma exatamente igual. Só que, com uma diferença muito importante.

Em vez de você falar com o público geral como acontece nos Stories, você só se comunica com um público em específico no Close Friends. Ou seja, você produz conteúdo para uma lista exclusiva de perfis.

E é você mesmo que monta esse grupo seletivo, podendo atualizá-lo quando quiser. Assim, o Close Friends tem um nível de conexão entre Instagrammers ainda melhor do que nos Stories.

Sobretudo, porque cada pessoa que consome conteúdos publicados exclusivamente no Close Friends se sente privilegiado, mais importante por fazer parte de algo que não é para todos.

Reels

Uma das funcionalidades mais recentes do Instagram é o Reels. Ela foi criada no ano de 2020 para rivalizar com o TikTok que, por sua vez, estava em alta por conta do jeito inovador de produzir conteúdo que a plataforma apresentou.

Assim como no TikTok, você pode compartilhar vídeos com pouca duração no Reels, editando-os com músicas, efeitos especiais ou textos objetivos, por exemplo. 

A funcionalidade tem como essência conteúdos humorísticos. Sendo uma forma divertida, por assim dizer, de atrair seguidores e se tornar mais relevante na rede social. Uma vez que, o número de visualizações de Reels são muito elevados.

Inclusive, o Reels tem um potencial viral enorme também. Então, produzindo um conteúdo relevante por meio da funcionalidade, há chances de um perfil ficar conhecido no país inteiro ou até mesmo mundialmente.

Instagram Videos

Instagram Vídeos, antigo IGTV, é a funcionalidade que permite aos Instagrammers criarem vídeos essencialmente para o Feed do Instagram. Só que, diferente do Stories e Reels, os conteúdos podem ser mais longos.

Essa opção é ideal para quem gosta ou precisa publicar conteúdos mais profundos no Instagram. Como há mais tempo para falar, é possível desenvolver melhor qualquer ideia com o Instagram Videos.

Os vídeos publicados com essa funcionalidade podem ter duração de 1 até 60 minutos. Assim, você pode desenvolver um material próprio para o Instagram Vídeos ou adaptar algo que compartilhou brevemente nos Stories, por exemplo.

Live

A opção de abrir Lives no Instagram, isto é, transmissões ao vivo, surgiu no ano de  2016. Naquela época, a Live era um recurso do Stories. Por isso, foi lançado juntamente com essa funcionalidade.

Porém, depois de algum tempo, a função de lives se tornou independente por conta do grande sucesso que teve entre os usuários do Instagram e suas vantagens.

Abrir Lives permite você desenvolver ideias de forma mais completa, da mesma forma que no Instagram Videos. Porém, com a participação ativa das pessoas em tempo real.

Os espectadores podem acompanhar a live curtindo, comentando e compartilhando. Assim como, enviando perguntas que podem ser respondidas em alguns instantes.

Nas lives acontece uma conversa, uma interação de mão dupla, que serve tanto para entretenimento quanto para assuntos mais sérios, como trabalho, estudo e desenvolvimento pessoal, por exemplo.

Com isso, o Instagram Live é uma das principais formas de se relacionar com o público na rede social. Não à toa, caiu nas graças de vários Instagrammers nos últimos tempos.

Direct

Direct é a funcionalidade em que você pode trocar mensagens de texto, áudios e imagens, por exemplo, com outras pessoas da rede social. Contudo, de forma privada.

É uma opção que pode ser usada apenas para bater papo com amigos ou conhecer pessoas novas. Assim como, para relações comerciais, como o fechamento de parcerias e vendas 1×1.

Quais métricas o Instagram tem?

homem-segurando-métrica-curtida-instagram.png

Dito isso, é hora de você entender quais métricas o Instagram tem e como cada uma funciona. Elas servem principalmente para mensurar a relevância de perfis e publicações. Contudo, são importantes de outras maneiras também. Veja abaixo!

Seguidores

Os seguidores são a principal métrica de um perfil no Instagram. Isso porque, mostra qual é o tamanho do público alcançado por aquela pessoa ou marca na rede social.

Você pode seguir pessoas ou ser seguido no Instagram apenas com um clique. A plataforma não requer uma autorização para uns seguirem os outros, a exemplo do que outras plataformas fazem por aí.

Ainda assim, é possível optar por deixar seu perfil privado para ter melhor controle sobre seu perfil. Neste caso, a tentativa de seguir passa pela aprovação do titular da conta.

Curtidas

Curtidas são uma métrica simples do Instagram, porém muito importantes para o perfil. Sendo uma das formas de analisar o quanto as pessoas estão satisfeitas com suas postagens.

Sabe a opção de curtir do Facebook? Então, é praticamente a mesma coisa. O que muda no Instagram é que você pode fazer isso de duas formas: clicando no ícone em formato de coração ou clicando duas vezes em cima da postagem.

E, o Instagram usa essa métrica para personalizar o conteúdo que envia para seus usuários. A pessoa que você curtiu a foto, por exemplo, muito provavelmente vai aparecer na aba explorar ou no seu Feed quando publicar algo novo.

Comentários

Comentários nada mais são do que a possibilidade de opinar sobre determinada postagem do Instagram. Independente da funcionalidade em que a postagem foi feita.

Assim, você pode criar discussões sadias em relação a publicação, marcar amigos para vê-la também e ser respondido pelo autor do post, por exemplo. Ou seja, interagir com o conteúdo e outros usuários.

Para o engajamento das pessoas em um perfil, os comentários fazem toda a diferença. É uma ação ativa por parte de quem recebeu o conteúdo. Por isso, o Instagram valoriza essa métrica.

Quanto mais comentários uma publicação tiver, melhor. Porque assim, o Instagram vai levá-la para mais pessoas, multiplicando não só os resultados da postagem em si, mas também do perfil.

Compartilhamento

Basicamente, o compartilhamento é o envio de uma publicação para outras pessoas. No Instagram, isso pode ser feito de pelo menos duas formas: via Direct e Stories.

Quando você compartilha um post nos Stories, quem o acompanha por essa funcionalidade poderá ver a postagem em questão. Agora, quando você faz pelo Direct, a publicação vai diretamente para a pessoa.

Essa métrica é importante porque pode aumentar todos os números de um perfil ao mesmo tempo. É possível que o usuário que recebeu a postagem curta, faça um comentário e compartilhe novamente, por exemplo.

Salvo 

Volta e meia Instagrammers encontram publicações que gostam muito. Seja porque foram engraçadas, seja por terem ensinado algo valioso. Para isso, existe a métrica “Salvo”.

Essa opção permite você salvar a publicação que quiser para vê-la novamente em outra hora. Só que, o conteúdo não é salvo no dispositivo do usuário, mas sim em uma aba do Instagram.

Sendo uma métrica essencial em termos de engajamento. Uma vez que, mostra que a postagem em questão foi relevante para o público e, consequentemente, pode ajudar outras pessoas.

Visualizações

Visualizações é uma métrica voltada às opções de postagem em vídeo do Instagram e aos Stories. Simplesmente, é a quantidade de pessoas que viram seus stories e conteúdos no geral.

O alcance de publicações com um número expressivo de views é multiplicado pelo algoritmo do Instagram. Isso porque, o Instagram entende que um post com tanta visibilidade merece ser mostrado para ainda mais pessoas.

Como funciona o algoritmo da rede social?

funcionamento-cálculo-do-algoritmo-instagram.png

De forma geral, o algoritmo do Instagram é o conjunto de cálculos feitos pela inteligência artificial da rede social com o objetivo de personalizar a experiência dos usuários.

Em outras palavras, é uma análise comportamental recorrente e automatizada feita pelo sistema do Instagram, considerando uma série de ações que o usuário faz, como:

  • tempo gasto;
  • curtidas;
  • comentários;
  • salvamentos;
  • interação com outros perfis.

A partir das informações adquiridas, o algoritmo da rede social passa a recomendar para o usuário tudo o que, de alguma forma, faça parte dos seus interesses. Seja anúncios, perfis ou conteúdos.

Dessa forma, o Instagram consegue manter você dentro da plataforma tempo o suficiente e te leva a visitá-la novamente durante o dia, deixando cada vez mais satisfeito.

Um exemplo prático do algoritmo do Instagram é quando você vê uma sequência de Stories alguém. Na próxima vez que você entrar na rede social, com certeza o perfil visto será um dos primeiros da carreira de Stories na página inicial.

No Reels, funciona do mesmo modo. O algoritmo mostra somente os conteúdos que você gosta, considerando aquilo que você já assistiu anteriormente na funcionalidade.

Como criar uma conta no Instagram?

Se você chegou até aqui é porque realmente está interessado em usar o Instagram. Por isso, agora vamos te explicar passo a passo como criar uma uma conta na rede social.

Smartphone

No Smartphone, primeiramente, você deve baixar o aplicativo do Instagram na loja do seu dispositivo iOS ou Android. Feito isso, entre na rede social para criar sua conta.

Uma das opções que aparecem na tela inicial é “login com sua conta do Facebook”. Isso porque, são plataformas interligadas desde que o Facebook comprou o Instagram.

Contudo, o meio mais convencional de criar um perfil no Instagram é selecionando a outra opção, isto é, “criar uma nova conta”. Neste caso, será necessário informar os seguintes dados:

Preenchendo esses campos, não vai levar nem dois minutos para que sua conta do Instagram fique completamente pronta para uso. Simples, não é? Agora veja como é o processo no PC.

PC

Pelo computador, o processo para criar sua conta no Instagram é exatamente o   mesmo. Porém, em vez de baixar um programa, você precisa acessar o site oficial da plataforma.

O que muda de verdade entre smartphone e computador é a experiência de usar a rede social, pois no PC os recursos são consideravelmente mais limitados do que a versão para smartphone.

O Instagram foi projetado essencialmente para o uso em smartphones. Então, a versão para desktop serve mais como uma alternativa, porque não é a principal plataforma da rede social.

Ao finalizar o processo de criação da sua conta no Instagram, você pode escolher qual é a modalidade do perfil que prefere usar, considerando seus objetivos na plataforma. Há duas opções: pessoal e profissional.

A primeira vai entregar o que você precisa para usar muito bem o Instagram casualmente. Enquanto a segunda dará as ferramentas necessárias para ajudá-lo a alcançar resultados expressivos.

Transformando o Instagram em uma máquina de fazer dinheiro

instagram-para-marketing-vendas.png

Tudo o que o Instagram disponibiliza pode ser usado para finalidades completamente diferentes. É possível descontrair da rotina, estudar, trabalhar e até mesmo vender com a rede social.

Para entretenimento, você pode entrar na plataforma para ver Reels ou outros conteúdos de perfis engraçados ou casuais. Enquanto para os estudos, você pode seguir pessoas que produzem conteúdo de valor.

Além disso, você pode começar a publicar materiais sobre sua profissão e usar os recursos do Instagram para conquistar mais clientes e aumentar sua relevância na área de atuação.

Outra opção é trabalhar em uma das novas profissões do digital, como Social Media. Neste caso, você cuidaria do posicionamento estratégico de outros perfis e seria muito bem remunerado por isso.

E, ainda tem espaço para marcas usarem o Instagram para crescer cada vez mais, se relacionando com potenciais clientes e levando-os a comprarem seus produtos ou serviços.

Portanto, o Instagram já é muito mais do que uma simples rede social. Ele pode ser transformado em uma verdadeira máquina de dinheiro quando você usa suas funcionalidades inteligentemente.

Ferramentas do Instagram para marketing e vendas

Além das funcionalidades comuns do Instagram, você, profissional ou empresa, pode usar os recursos da rede social criados essencialmente para ações comerciais.

O próprio Instagram viu o potencial da plataforma para marketing e vendas. Por isso, desenvolveu ferramentas que ajudassem marcas a expandirem seus resultados. Logo abaixo, trouxemos duas delas. Confira!

Instagram Shopping

Instagram Shopping é a ferramenta para ecommerces que foi lançada em 2018 na rede social. Trata-se de uma loja virtual que você pode montar dentro do Instagram.

Essa opção permite você catalogar produtos à venda em uma aba do Instagram, colocando descrição, preço e link para que os consumidores possam olhar e comprar.

Além disso, é possível publicar fotos no Feed e Stories, colocando uma etiqueta com o nome e preço do produto, para divulgar os itens no Instagram e atrair mais pessoas a adquiri-lo.

Assim, o Instagram Shopping é uma ferramenta muito importante para empreendedores digitais. Seja para quem tem uma loja virtual no site, comercializa produtos em marketplaces ou está começando sua jornada.

Instagram ads

Instagram ads, por sua vez, é a ferramenta de anúncios pagos da rede social. Uma opção importante para acelerar o processo de crescimento do perfil., potencializando seus resultados.

Os anúncios no Instagram podem ser feitos de duas formas: botão impulsionar e gerenciador de anúncios do Facebook. Seja como for, você basicamente injeta dinheiro para que a rede social entregue seus posts e perfil para mais gente.

Criar campanhas pelo botão impulsionar é mais simples. Então, mesmo pessoas que não tem um conhecimento técnico sobre anúncios podem elaborá-las tranquilamente.

Agora, usando o gerenciador de anúncios do Facebook, é mais difícil. Até porque, é um jeito de criar campanhas mais completas e efetivas. Sendo necessário contratar profissionais de tráfego pago para isso.

Dúvidas relacionadas a Instagram

Por que ter uma conta no Instagram?

O Instagram é a rede social mais completa que você vai encontrar na internet. Ela tem ferramentas inovadoras, vantagens exclusivas e um alcance muito alto. Afinal, são mais de 1 bilhão de usuários ativos na plataforma.

Qual é o público alvo do Instagram?

O público do Instagram é enorme e abraça pessoas de diversas idades. A maioria dos usuários são jovens entre 16 a 29 anos. Porém, existem Instagrammers ainda mais novos e também mais velhos. 

Qual a melhor rede social do momento?

A melhor rede social do momento em números no Brasil é o Instagram, com mais de 122 milhões de usuários ativos por mês. Não à toa, porque essa plataforma é realmente um fenômeno consolidado no mercado há 10 anos e atrai cada vez mais pessoas.

Conclusão

grupo-de-pessoas-felizes-usando-instagram.png

Por fim, não há dúvidas de que o Instagram é uma rede social incrível e que pode ser útil para você de alguma forma. É um verdadeiro sucesso da internet que está à disposição para quem quiser aproveitar seus benefícios.

A plataforma já ajudou milhares de pessoas a aprenderem novas coisas e trabalharem, Assim como, marcas a ganharem mais dinheiro e serem cada vez mais relevantes, alcançando resultados expressivos.

Então, está esperando o quê? Crie sua conta no Instagram o quanto antes e use essa plataforma para o que você precisar. A rede social mais completa do digital está te esperando!