O feed do Instagram é um ótimo cartão de visitas. Ao se deparar com os posts na funcionalidade, os usuários encontram um resumo de quem você é. Assim como, do que você faz na rede social. Por isso, aprender como organizar o Feed do Instagram é indispensável.

Com o feed organizado, você consegue transformar mais visitantes do perfil em seguidores. Isso porque, chama a atenção do público, deixando-os curiosos para conhecer mais sobre você e seu trabalho na plataforma.

Na cabeça do Instagrammer, fica mais ou menos assim: “se os conteúdos do feed são assim, imagina o restante”. Então, começam a segui-lo e acompanhar seus posts nas outras funcionalidades da rede social.

Portanto, vamos te mostrar abaixo tudo relacionado à organização de feed. Desde sua importância, até métodos, dicas e aplicativos que o ajudam no processo de como organizar o feed do Instagram. Confira!

Organizando o feed do Instagram

coracao saindo de um post do Instagram

Você já parou para pensar na importância que o feed do Instagram tem? Quando entram no seu perfil, uma das primeiras coisas que os visitantes reparam é nas fotos, vídeos ou legendas do feed, pois querem conhecê-lo melhor antes de qualquer outra coisa.

Cá entre nós, a primeira impressão é a que fica, não é? Assim, são os primeiros momentos de contato com seu perfil do Instagram que definem se tal usuário quer acompanhá-lo mais vezes ou ignorá-lo completamente.

Em outras palavras, o jeito como o seu feed está montado mostra para o público se realmente vale a pena seguir você. Sendo assim, organizá-lo da forma correta é muito importante para os resultados do perfil.

Organizando o feed do Instagram, o seu perfil vai ficar mais atrativo na percepção dos outros usuários. Eles podem ver claramente qual é a identidade e propósito do perfil e consumir conteúdos de qualidade visualmente bonitos. Com isso, há mais chances de seguirem você.

Por que organizar o feed do Instagram?

Quando você aprende como organizar o feed do Instagram, porém, você não ganha apenas novos seguidores. Esse cuidado representa muito mais do que isso, pois também gera ótimas oportunidades de negócio.

Se você é influenciador digital, por exemplo, um feed organizado pode atrair parcerias de divulgação, ajudando-o a conquistar resultados expressivos na profissão. 

Além disso, a organização do feed pode ajudar no branding de perfis empresariais, isto é, na construção de marca. Uma vez que, a identidade visual do negócio pode ser aplicada nos conteúdos da funcionalidade.

E tem mais: caso você trabalhe com fotografia, arquitetura ou design, o feed organizado pode servir como portfólio para você conseguir novos clientes, mostrando a qualidade daquilo que você faz.

Escolha o tipo de feed ideal para o seu Instagram

Mas então, como organizar o feed do Instagram? Primeiramente, você deve escolher o tipo de feed ideal para o seu perfil. Isso mesmo, o modelo adequado depende das características de cada Instagram.

Por exemplo, uma ideia de feed artístico, com design mirabolantes, não seria interessante para perfis empresariais. Neste caso, haveria uma quebra de coerência por parte da marca.

O visual também é uma forma de comunicação e o público de empresas não costuma ter necessariamente gosto artístico. Então, um perfil do Instagram organizado nesse estilo poderia ser um verdadeiro tiro no pé.

Ainda assim, há tipos de feed bastante populares, como organizado por cores, mosaico, minimalista, xadrez, alinhado, dentre outros. Essas são excelentes opções padrão e funcionam muito bem na maioria dos perfis.

Crie um estilo próprio

Além de seguir modelos que já existem, uma possibilidade de como organizar o feed do Instagram é criar um estilo próprio, colocando a essência da marca na funcionalidade.

Com tantas opções de perfil para cada segmento, criar um estilo próprio seria um diferencial para se destacar entre os concorrentes, atraindo ainda mais pessoas a segui-lo ou fechar negócio no Instagram.

Na tentativa de criar um estilo próprio, porém, não se esqueça que o feed deve dar aquele gosto de “quero mais” para os Instagramers que vão visitar seu perfil na rede social. Essa premissa deve nortear toda a organização da funcionalidade.

Como organizar o feed do Instagram profissional

Por mais que um feed organizado seja atrativo para todo tipo de usuário, é possível direcionar a composição da funcionalidade essencialmente para o lado profissional.

Você pode, por exemplo, postar apenas conteúdos de valor no feed, separando-os  estrategicamente por posts técnicos, informativos e humorísticos. Com isso, publicações pessoais só serão compartilhados no Stories ou Close Friends.

Inclusive, é interessante montar um cronograma de postagens de feed usando o storytelling, isto é, contando uma história. Ou seja, cada postagem deve ser parte de uma narrativa maior, como se fosse uma sequência.

Essa técnica de vendas te ajuda a mostrar os ideais da marca de forma palatável aos visitantes. Desse modo, você consegue envolvê-los na proposta do perfil mais facilmente.

Como organizar o feed do Instagram de loja

Ainda sobre como organizar o feed do Instagram profissional, uma ou outra coisa pode ser mudada para que você a funcionalidade dê mais resultados voltados à venda.

No caso de lojas virtuais, por exemplo, é possível colocar etiquetas nos produtos que aparecem nas imagens do feed. Esse é um dos recursos inovadores do Instagram Shopping.

Sendo assim, você pode intercalar os itens à venda da sua loja com os conteúdos de valor que mencionamos anteriormente. Montando assim, uma estratégia de marketing ainda mais efetiva.

Como organizar o destaque do Instagram

Tão importante quanto aprender como organizar o feed do Instagram é usar também os destaques como cartão de visitas. Isso porque, essa funcionalidade também é uma das primeiras observadas pelos visitantes.

Originalmente, os Stories possuem 24h de duração somente, mas com os destaques é possível deixá-los à mostra de modo permanente, em uma esteira que fica abaixo das informações da bio do perfil.

Dessa forma, caso você tenha uma empresa, por exemplo, você pode falar sobre a missão, valores e propósito da marca por meio da opção. Assim como, responder dúvidas frequentes do público e colocar depoimentos de clientes.

Dicas para organizar o feed do Instagram

pessoa tirando foto de um lanche com o celular

Agora que você já sabe quais são os principais pontos que envolvem o processo de como organizar o feed do Instagram, é hora de conferir nossas dicas para deixar esse cartão de visitas do seu perfil o mais atrativo possível.

Tenha seu feed organizado por cor

Um dos layouts mais populares de como organizar o feed do Instagram é o que usa cores como principal divisor. Até porque, é um elemento visual importante para construção da identidade da marca na plataforma.

Para ter um feed organizado por cor, você precisa definir a paleta de cores adequada para o seu perfil, considerando quais tonalidades fazem parte da identidade visual da marca e a psicologia das cores.

Este último é importante porque cada tipo de cor submete pessoas a uma sensação diferente. Então, estudar o básico sobre a ciência das cores pode ser essencial para uma definição mais precisa.

Limpeza de posts antigos ou desatualizados

Organizando o feed do Instagram, algo que não pode faltar é a limpeza de posts antigos ou desatualizados. Uma vez que, é necessário manter uma linha de raciocínio coerente com os conteúdos publicados na funcionalidade.

Caso, por exemplo, você tenha posts pessoais no feed do perfil comercial da marca, terá que retirá-los para deixar apenas conteúdos técnicos, informativos ou humorísticos ativos.

Para isso, não se preocupe. Você não precisa excluir completamente essas postagens da rede social. É possível arquivar e desarquivar publicações do Insta quando você quiser. Assim, os posts vão ser escondidos em vez de apagados.

Siga o padrão na escolha dos filtros

Quanto à escolha de filtros, funciona da mesma forma do que em como organizar o feed do Instagram por cor. Ou seja, você deve usar filtros específicos de forma padronizada.

Sem dúvidas, há uma série de opções de edição para tornar suas imagens ainda mais atraentes. Só que no feed do Instagram menos é mais. Apenas filtros que expressem a identidade da marca de algum modo devem ser usados.

Feeds organizados com diversos filtros são confusos na percepção dos Instagrammers. Enquanto aqueles que possuem poucos fazem os usuários identificar facilmente quais são os conteúdos do perfil.

Aplicativos para organizar o feed do Instagram

Para facilitar o processo de como organizar o feed do Instagram, há aplicativos que permitem você prever como os conteúdos vão ficar distribuídos antes mesmo de postá-los. Entre os principais, estão: UNUM, Preview e A Color Story.

UNUM

O UNUM é um aplicativo móvel disponível tanto para Android como para iOS. Ele conta com diversas funções muito úteis para ajudá-lo em como organizar o feed do Instagram.

Você pode, por exemplo, adicionar várias publicações de feed completas, com legenda e hashtags, em um único espaço do app. Contudo, o recurso mais importante é a pré-visualização de como os posts vão ficar no Instagram.

Preview

Uma alternativa interessante em relação ao UNUM é o app Preview. Ele também está disponível para Android e iOS. Sendo uma opção ainda mais completa para tornar o feed do Instagram organizado.

Neste aplicativo, é possível planejar os mais diferentes tipos de conteúdo do Instagram, editar imagens e vídeos, e programar postagens, por exemplo. E claro, você pode pré-visualizar o post de feed antes de efetivamente compartilhá-lo.

A color story

Assim como os outros apps, o A Color Story também está disponível para download no Android e iOS. Porém, é um aplicativo mais voltado para a edição de imagens com filtros especiais.

Desse modo, você pode criar imagens para os posts que sigam a mesma tonalidade e formato. Mas não é só isso. O software ainda tem excelentes ferramentas de agendamento e organização de feed para você.

Conclusão

E aí, aprendeu como organizar o feed do Instagram? Deixar esse cartão de visitas do jeito certo é algo mais do que necessário para qualquer perfil. Sem isso, poucos visitantes vão querer ser seus seguidores, o que impacta diretamente nos seus resultados.

Por outro lado, um feed organizado representa uma série de novas oportunidades para você. Desde novos followers, até parcerias, vendas e branding. Então, organize corretamente o cartão de visitas do seu perfil o quanto antes.
E, se você quer crescer exponencialmente no Insta, saiba que isso não precisa ser difícil e demorado. Com o ImpulsioneGram, é possível comprar seguidores e curtidas de forma rápida, simples e fácil. Conheça agora mesmo!