De fato, o Insta é uma rede social completa. Mas nem todos os usuários conhecem ou sabem usar todas as ferramentas. Assim, muitos tem uma dúvida em comum: como responder mensagem no Instagram?

“Manda uma DM depois” ou “Chama no Direct” são falas comuns de quem usa diariamente o Direct do Instagram. Trata-se do serviço de mensagens interno da plataforma, no qual você pode conversar com outras pessoas de forma privada.

Além das interações por meio dos comentários, o Instagram desenvolveu o Direct para criar um ambiente na rede social que favoreça o relacionamento próximo entre os usuários.

No entanto, quem ainda não tem tanta intimidade com as ferramentas do Insta, pode não conhecer o Direct do Instagram e nem mesmo saber como responder mensagem no Instagram.

Por isso, vamos explicar abaixo tudo sobre o Direct. Desde os recursos mais básicos, até o uso comercial da funcionalidade. Com isso, acredite: sua experiência no Instagram será ainda melhor.

Tenha uma excelente leitura!

O que é uma Direct Message no Instagram?

mulher no escuro mexendo no celular

Em linhas gerais, Direct é uma aba do Instagram em que você pode conversar com outros usuários da rede social de forma privada. Ela foi adicionada na plataforma em 2013 e inspirada no Messenger do Facebook.

Na funcionalidade, você pode enviar mensagens diretas e exclusivas para alguém nos formatos de texto, áudio, imagem e vídeo, por exemplo. Assim como, ligar por meio de chamadas de áudio ou vídeo.

Além disso, é possível responder os Stories de qualquer pessoa com o Direct e compartilhar conteúdos de outras funcionalidades, como, por exemplo, publicações de:

  • Feed;
  • Vídeos;
  • Stories;
  • Reels;
  • Lives.

Desse modo, o que é Direct está relacionado com uma dúvida comum dos Instagramers: como responder mensagem no Instagram? É justamente por essa funcionalidade que o processo pode ser feito.

Onde fica o Direct do Instagram?

Às vezes, é difícil encontrar algumas funcionalidades do Insta. São tantas ferramentas à disposição que usuários mais recentes se sentem perdidos. Então, onde fica o Direct do Instagram? Veja abaixo!

  1. entre no aplicativo do Instagram;
  2. toque no ícone com um balão no canto superior da tela inicial;
  3. escolha o perfil para o qual deseja enviar uma mensagem pelo Direct;
  4. pronto!

Ao chegar na tela de conversas do Direct, você terá vários recursos para começar uma conversa ou como responder mensagem no Instagram. Esse é o assunto do próximo tópico.

Como enviar uma Direct Message no Instagram?

Agora que você já sabe o que é Direct no Instagram e por onde acessar a funcionalidade, vamos te mostrar como enviar uma Direct Message para outros usuários na rede social. Seja para alguém específico, seja para várias pessoas.

Enviar mensagem específica no Instagram

Para enviar uma mensagem específica no Instagram, é muito simples. Basta você encontrar o usuário que precisa conversar dentro da funcionalidade e iniciar a interação. Veja abaixo!

  1. entre no aplicativo do Instagram;
  2. deslize o dedo para o lado esquerdo na tela;
  3. escolha uma das pessoas sugeridas ou pesquise o nome do usuário em questão;
  4. envie a mensagem por texto, áudio, imagem ou vídeo;
  5. pronto!

Enviar várias mensagens no Direct Message do Instagram

Recentemente, os desenvolvedores da rede social adicionaram um novo recurso no Direct: as notas do Instagram. Por meio da opção, você pode enviar várias mensagens para várias pessoas.

Trata-se de recados fixos na caixa de entrada dos usuários, os quais podem ser vistos por todos aqueles que se seguem mutuamente na rede social na tela de DMs recebidas. Porém, com duração de apenas 24h.

A ideia das notas do Instagram é permitir os usuários compartilharem o que sentem, pensam ou precisam falar de forma breve e prática. É um incentivo para interações mais frequentes no Direct.

Como responder mensagem no Instagram?

Mas então, como responder mensagem no Instagram? Quando você recebe uma DM na rede social, você pode usar os diferentes recursos do Direct para respondê-la, incluindo:

  • mensagem de texto;
  • áudio;
  • imagem;
  • video;
  • GIFs;
  • figurinhas.

Para isso, você deve dar um toque na notificação ou acessar a aba do Direct do Instagram. Em seguida, identificar o que cada ícone disposto na tela de conversa representa.

O microfone que fica na parte inferior direita da tela, por exemplo, representa o envio de mensagens de voz. Enquanto o ícone de “quadro com paisagem” ao lado se refere à carregar imagens ou vídeos do dispositivo para enviá-las na conversa.

A inserção de GIFs e figurinhas estão disponíveis no ícone “+”, juntamente com a opção “Respostas salvas”, que é um recurso de envio automático de mensagens do Direct.

Como enviar uma foto via Direct Message?

Para enviar uma foto via Direct do Instagram, você só precisa dar um toque sobre o ícone de “quadro com paisagem”, escolher a imagem a ser compartilhada e depois apertar o botão azul “Enviar”.

Neste caso, você envia uma foto já salva no seu dispositivo para a pessoa. Contudo, você também pode tirar uma foto na hora por meio do ícone de câmera que fica no canto inferior esquerdo da tela de conversa.

Basicamente, você acessa o recurso pelo ícone de câmera, tira a foto, faz uma edição básica e compartilha a imagem em questão com um simples toque em “Enviar”.

Como enviar um vídeo via Direct Message?

Por sua vez, o envio de vídeos via Instagram Direct é bastante similar com o processo de fotos. Você deve dar um toque sobre o mesmo ícone de “quadro de paisagem”, escolher o vídeo em questão e selecionar “Enviar”.

Esse passo a passo serve para enviar vídeos já salvos no seu dispositivo. Mas, se você quiser gravar um vídeo na hora, você deve acessar o ícone de câmera na funcionalidade.

Para isso, é necessário pressionar o dedo sobre o ícone que tira fotos e gravar o conteúdo do vídeo. Depois disso, faça edições básicas se for preciso e toque em “Enviar”.

Como apagar uma mensagem no Direct Message?

Por questões de privacidade ou organização, você pode querer apagar algumas mensagens recebidas no Direct Message. O que é um procedimento simples de se fazer. Veja abaixo!

  1. acesse a conversa em que a mensagem a ser apagada está no Direct;
  2. pressione seu dedo sobre a mensagem específica;
  3. toque em “Cancelar envio”;
  4. toque novamente em “Cancelar envio” para confirmar sua decisão;
  5. pronto!

Além de apagar uma ou mais mensagens específicas no Direct, você também pode deletar uma conversa inteira de uma vez só. Neste caso, o passo a passo é o seguinte:

  1. entre no Direct do Instagram;
  2. encontre a conversa a ser apagada;
  3. pressione seu dedo sobre a conversa em questão;
  4. selecione a opção “Excluir”;
  5. pronto!

Por que usar Direct Message no aplicativo?

mulher com terno amarelo mexendo no celular

Mas afinal, por que você deve usar o Direct Message para conversar e como responder no Instagram? Quais são os benefícios de usar essa funcionalidade da rede social?

A primeira vantagem do Direct a ser destacada é a praticidade. Apenas com um toque ou deslize na tela, você pode conversar com quem quiser. Ou seja, não precisa sair da rede social e ir até o aplicativo de mensagens, por exemplo.

Assim também, há vários recursos do Direct para como responder mensagem no Instagram que favorecem uma conexão cada vez mais forte entre os usuários da funcionalidade.

Só que, o uso do Direct não serve apenas para conversas casuais. A funcionalidade pode ser bastante efetiva na estratégia de divulgação de marcas posicionadas na rede social.

Se você tem uma loja do Instagram, por exemplo, o Direct pode ser transformado em um canal de atendimento do negócio mais próximo dos consumidores. Seja para responder dúvidas, seja para fechar vendas.

Até porque, o Direct está conectado com os Stories do Instagram, uma funcionalidade que cumpre um papel essencial na construção de um relacionamento de confiança entre marca e público.

Considerações finais

Portanto, vale a pena não só aprender como responder mensagem no Instagram, mas também aproveitar ao máximo os recursos do Direct para potencializar os resultados e relevância da sua marca.

Trata-se de uma funcionalidade que torna a experiência do uso do Instagram ainda melhor. Então, comece a enviar e responder mensagens o quanto antes com o Direct.